Ouvindo...

Prefeitura de BH faz marcações na pista do Aeroporto Carlos Prates para indicar desativação

Sinalizações, feitas na forma de ‘X’, cumprem determinação da Anac e servem para alertar pilotos sobre o veto aos pousos no terreno

Letras ‘X’ na pista do aeroporto indicam desativação

A Prefeitura de Belo Horizonte fez marcações na pista do Aeroporto Carlos Prates, na Região Noroeste de Belo Horizonte, a fim de indicar a desativação do local para pousos e decolagens. Os sinais, feitos por meio de cinco letras “X” na cor branca, já puderam ser vistos quinta-feira (1°).

Os “X” foram pintados para indicar, aos pilotos, que o local não pode ser utilizado pelas aeronaves. As marcações são determinação da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Segundo o poder Executivo municipal, as áreas destinadas ao processo de taxiamento dos aviões também vão receber sinalizações do tipo.

Nesta sexta-feira (2), emissários da Secretaria de Patrimônio da União vão vistoriar a área, que está sob guarda do município desde 1° de abril. A visita vai servir para atestar o encerramento completo das atividades de aviação no espaço. A desativação do aeroporto aconteceu oficialmente nessa terça-feira (31).

A equipe do prefeito Fuad Noman, do PSD, deseja utilizar o terreno para erguer 2 mil moradias sociais. O projeto contempla, ainda, escolas de educação infantil e fundamental, bem como uma Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) e um centro de saúde. Outros equipamentos, como praças e quadras esportivas também estão previstos no escopo da ideia.

Reunião em Brasília é próximo passo

Ontem, representantes da prefeitura mostraram, a integrantes do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o escopo do projeto sobre a destinação do antigo aeroporto. A apresentação oficial da proposta, contudo, vai acontecer na segunda-feira (5). As possibilidades serão apresentadas a Lúcio de Andrade, chefe da Secretaria do Patrimônio, durante encontro em Brasília (DF).

As obras no espaço só poderão começar após setembro, quando a prefeitura passará a ser a única dona da área — deixando de dividir, com a União, a responsabilidade pelo controle do terreno.

Graduado em Jornalismo, é repórter de Política na Itatiaia. Antes, foi repórter especial do Estado de Minas e participante do podcast de Política do Portal Uai. Tem passagem, também, pelo Superesportes.