A presidente nacional do PT, deputada federal Gleisi Hoffman (PT-PR), ironizou a cassação do mandato do deputado Deltan Dallagnol, nesta terça-feira (16). Em uma publicação nas redes sociais, a parlamentar, do mesmo estado do ex-procurador do Ministério Público Federal (MPF) relembrou o episódio do “power point” - que ficou famoso quando Deltan explicava as acusações contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
“Agora Deltan Dallagnol tem um power point pra chamar de seu! Cassado!”, afirmou.
Dallagnol teve o registro de candidatura cassado, por unanimidade, em uma sessão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), concluída nesta terça-feira (16).
A Corte atendeu a duas ações que tramitavam contra ele. Uma delas foi movida pela Federação Brasil da Esperança - que reúne os partidos PT, PCdoB e PV - e, a outra pelo PMN.
De acordo com o corregedor-geral do TSE, Benedito Gonçalves, relator das ações, Dallagnol tentou driblar a Lei da Ficha Limpa ao pedir exoneração do cargo. Isso porque, caso ele fosse condenado nos processos do CNMP, ficaria inelegível por um prazo de oito anos e, dessa forma, não poderia ter se candidatado ao cargo de deputado federal nas eleições do ano passado.
“A Lei da Ficha Limpa estabelece entre as hipóteses geradoras de inelegibilidade, exatamente essa situação em que o magistrado ou o procurador renuncia ao seu cargo na pendência de um processo disciplinar em razão de seu ofício”, explica.