O ex-presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), disse nesta sexta-feira (12) que vai processar o atual ocupante do cargo, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), por declarações do petista sobre ele na quinta-feira (12).
“Uma [ação] criminal e outra cível. Primeiro ele diz que das 700 milhões de mortes no Brasil, 300 milhões a responsabilidade é minha. São números absurdos, mas que atingem a minha honra”, disse Bolsonaro em um vídeo publicado no Twitter.
“A outra ele diz que eu tenho nos Estados Unidos uma mansão de 8 milhões de dólares em nome de um assessor meu. São absurdos. Ele não pode continuar falando mentiras à vontade, não ser incomodado por praticamente ninguém. Nós faremos a nossa parte e tenho certeza que a Justiça fará a sua”, acrescentou o ex-presidente.
Discurso de Lula
As declarações do atual presidente da República ocorreram durante visita a Salvador na quinta-feira (11). Lula fez referência ao fato da família do ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, Mauro Cid, ter uma mansão nos Estados Unidos.
“Agora mesmo acabaram de descobrir uma casa de 8 milhões de dólares do ajudante de ordem do Bolsonaro. Certamente uma casa de 8 milhões de dólares não é para o ajudante de ordem, certamente é para o paladino da discórdia, da ignorância, do negacionismo”, disse o petista.
Em outro momento, Lula declarou que o governo Bolsonaro foi o responsável por “300 milhões de mortes” no Brasil durante a pandemia da Covid-19. O presidente errou no dado, já que no fim de março o Ministério da Saúde contabilizou 700 mil óbitos causados pela doença no país.
“Dos 700 milhões de brasileiros que morreram por Covid-19, 300 milhões morreram por culpa de um governo negacionista, que não tem a menor sensibilidade de respeitar a ciência, a medicina e o povo que precisava tomar vacina”, disse Lula.