O governo de Romeu Zema (Novo) planeja expandir o sinal da Rede Minas para mais 500 cidades no estado. O pedido foi apresentado nesta sexta-feira (28) pelo futuro secretário da Casa Civil do governo mineiro, Marcelo Aro (PP), ao ministro da Comunicações, Juscelino Filho (União-MA).
A Itatiaia apurou que a tendência é o que o governo Lula concorde com a proposta. Dessa forma, a Rede Minas estará em praticamente todos os municípios mineiros. Uma lista divulgada no site da instituição afirma que o canal de televisão está presente em 322 municípios de forma direta ou por meio de emissoras parceiras. Minas Gerais tem 853 cidades.
Ex-deputado federal, Aro tem atuado como voluntário do governo de Minas enquanto Zema não sanciona a reforma administrativa que cria a Secretaria da Casa Civil. A principal tarefa dele será atuar justamente na relação institucional com órgãos federais em Brasília.
“Com a liberação das outorgas, nós vamos conseguir levar, por exemplo, teleaulas para os municípios mineiros e ampliar o acesso à educação integral, beneficiando todos os alunos da rede pública de Minas Gerais. A partir dessa importante conquista, eu sei que a educação mineira vai avançar ainda mais e educação é a nossa prioridade!”, escreveu ele nas redes sociais, acrescentando que representou o governo de Minas a pedido da Empresa Mineira de Comunicação e da Secretaria de Cultura.
A reportagem entrou em contato com o Ministério das Comunicações e com o governo de Minas para saber mais detalhes da ampliação do sinal da Rede Minas e aguarda retorno. Também nesta sexta-feira (28), o governo anunciou que a Rede Minas vai transmitir as partidas do Módulo II do Campeonato Mineiro. No total, serão transmitidos 17 jogos a partir de sábado (29).
Reforma administrativa
A proposta de expansão da Rede Minas acontece em um momento em que a Empresa Mineira de Comunicação, órgão ao qual o canal de televisão está subordinado, sairá do âmbito Secretaria de Cultura e passará para a Secretaria de Comunicação, pasta que também será criada com a sanção da reforma administrativa.
O secretário de Comunicação será o ex-presidente do Partido Novo em Minas Gerais e um dos coordenadores das campanhas de Zema, Bernardo Santos.