Ouvindo...

Gabriel Azevedo processa prefeito de BH por publicação no Twitter e pede explicações

Presidente da Câmara e prefeito bateram boca por rede social nesta sexta-feira (14); Gabriel acusa Fuad de ‘crimes contra a honra’

Gabriel Azevedo, presidente da Câmara, processou prefeito de Belo Horizonte por ‘crime contra a honra’

O presidente da Câmara Municipal de Belo Horizonte (CMBH), vereador Gabriel Azevedo (sem partido) entrou com um processo contra o prefeito da cidade, Fuad Noman (PSD), por causa de uma publicação compartilhada no Twitter, nesta sexta-feira (14).

Gabriel acusa Fuad de “uma série de crimes contra a honra” a partir da postagem na rede social. Os dois bateram boca pelo Twitter por conta de divergências envolvendo o projeto de lei que prevê a concessão de um subsídio de R$ 476 milhões para as empresas que operam o sistema de transporte público no município.

Na publicação, o prefeito disse que o vereador “espalha mentiras teatrais” e acusou o parlamentar de atrasar a tramitação do projeto. “Quem ganha com o caos no transporte de BH?”, questionou.

Na ação, Gabriel diz que o prefeito tenta “incutir sentimento de ódio” nos cidadãos contra ele.

“Com efeito, esclareça-se que, além de não poder exercer o voto, por impedimento regimental, há claro intuito vil do Prefeito em confundir as informações por meio do uso indevido das mídias sociais, para incutir sentimento de ódio nos munícipes e, assim, se voltarem contra o Presidente da CMBH”, afirmou.

Veja: Presidente da Câmara de BH pede cancelamento de denúncia feita por ele contra procurador da prefeitura

Ainda de acordo com o teor da ação, Gabriel diz que a crítica do prefeito é infundada sobre a tramitação do projeto.

“O Projeto em questão encontra-se na Comissão de Legislação e Justiça, onde deve ser apreciado no tempo e modo previsto no âmbito do processo legislativo, sem qualquer tipo de interferência da Presidência”, afirmou.

O vereador pede, na Justiça, que o prefeito esclareça quais seriam as “mentiras teatrais” citadas por ele e que aponte o ato ou omissão de Gabriel Azevedo para atrasar a tramitação do projeto. Ele ainda disse que o prefeito deve esclarecer o que quis dizer com a frase: “Quem ganha com o caos no transporte de BH?” e se haveria algum interesse do presidente da Câmara nesse assunto.

A reportagem entrou em contato com a prefeitura e aguarda posicionamento sobre o assunto.

Editor de política. Foi repórter no jornal O Tempo e no Portal R7 e atuou no Governo de Minas. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), tem MBA em Jornalismo de Dados pelo IDP.