Ouvindo...

Relator do arcabouço fiscal é aliado de Lira e fez campanha para Bolsonaro

Cláudio Cajado deve ter o nome oficializado pelo presidente da Câmara assim que proposta do governo chegar ao Congresso

Cláudio Cajado deve ter o nome oficializado como relator do arcabouço fiscal nos próximos dias

O deputado federal Cláudio Cajado (PP-BA) foi escolhido como relator do projeto de lei complementar que trata do arcabouço fiscal. O nome dele circulava como preferido do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), desde o início do mês mas foi oficializado depois que o governo enviou o texto para o Congresso Nacional.

Confira: Entenda os principais pontos da nova regra fiscal, aposta do governo Lula para substituir o teto de gastos

Natural de Salvador, Cajado tem 60 anos de idade e foi eleito deputado federal, pela primeira vez, em 1995, quando ainda estava filiado ao PFL - partido ligado ao político baiano Antônio Carlos Magalhães.

Quando o partido deixou de existir e se transformou em Democratas (DEM), o deputado se menteve filiado, e foi eleito em 2011 e 2015. A partir das eleições de 2019, Cajado já estava filiado ao PP, partido do presidente da Câmara, Arthur Lira.

Além de correligionário e amigo de Lira, Cajado apoiou a reeleição de Bolsonaro à Presidência da República. Em postagens na sua conta oficial no Instagram, ele publicou fotos de atividades de campanha em cidades baianas em que pedia votos no candidato ao Governo da Bahia, ACM Neto (DEM) e para Jair Bolsonaro (PL).

“No dia 30 de outubro, é 44 aqui e 22 lá", dizia uma das postagens, em referência aos números de urna dos dois candidatos.

O apoio de Cajado, no entanto, parece não ter surtido efeito. Na Bahia, ACM Neto foi derrotado pelo candidato do PT, Jerônimo Rodrigues, apoiado por Lula, por 52,8% a 47,2%. No plano nacional, Bolsonaro perdeu para o petista por 50,9% a 49,1%.

Editor de política. Foi repórter no jornal O Tempo e no Portal R7 e atuou no Governo de Minas. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), tem MBA em Jornalismo de Dados pelo IDP.