Ouvindo...

Lira avisa Lula que reestatização da Eletrobras tem chance zero de passar na Câmara

Presidente da Câmara dos Deputados avisou interlocutores do Planalto que medida não encontra apoio no parlamento

Presidente da Câmara, deputado Arthur Lira

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP), avisou à equipe política do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) que a proposta defendida pelo Palácio do Planalto de reestatizar a Eletrobras não tem chance de ser aprovada pelos deputados.

O parlamentar disse também que a mudança na independência do Banco Central é outro tema que não encontrará apoio da Câmara e dificilmente será aprovado.

Os recados ao Planalto, no entanto, não foram apenas de notícias negativas. Lira disse que vai trabalhar a favor da tramitação do novo marco fiscal, que vem sendo discutido pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT).

A privatização da Eletrobras é alvo de críticas recorrentes do presidente Lula, que considerou a medida como “crime de lesa pátria”. Em entrevista ao site Brasil 247, o presidente disse que a situação da empresa “não vai ficar por isso mesmo”.

“Você privatizou uma empresa daquele porte e utilizou o dinheiro para quê? Uma empresa como essa é um patrimônio desse país, tem muita responsabilidade. Eles venderam por R$ 36 bilhões, o dinheiro foi usado para pagar a dívida pública e não há sinal que o preço da energia vai baixar para o povo”, afirmou Lula.

O governo federal reduziu sua participação acionária na empresa, mas continua como dono de 41% da companhia. O direito a voto de todos os acionistas — incluindo o da União — é limitado a 10%.

A Rádio de Minas. Tudo sobre o futebol mineiro, política, economia e informações de todo o Estado. A Itatiaia dá notícia de tudo.