O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP), avisou à equipe política do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) que a proposta defendida pelo Palácio do Planalto de reestatizar a Eletrobras não tem chance de ser aprovada pelos deputados.
O parlamentar disse também que a mudança na independência do Banco Central é outro tema que não encontrará apoio da Câmara e dificilmente será aprovado.
Os recados ao Planalto, no entanto, não foram apenas de notícias negativas. Lira disse que vai trabalhar a favor da tramitação do novo marco fiscal, que vem sendo discutido pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT).
A
“Você privatizou uma empresa daquele porte e utilizou o dinheiro para quê? Uma empresa como essa é um patrimônio desse país, tem muita responsabilidade. Eles venderam por R$ 36 bilhões, o dinheiro foi usado para pagar a dívida pública e não há sinal que o preço da energia vai baixar para o povo”, afirmou Lula.
O governo federal reduziu sua participação acionária na empresa, mas continua como dono de 41% da companhia. O direito a voto de todos os acionistas — incluindo o da União — é limitado a 10%.