O publicitário Jeferson de Oliveira Monteiro, que ficou conhecido nacionalmente pela criação do perfil “Dilma Bolada”, que fazia uma sátira da presidente
Monteiro vai assumir a Gerência de Produção Educativa/Gerência Executiva de Produção, Aquisições e Parcerias de Conteúdos Educativos/Diretoria de Conteúdo e Programação da estatal, conforme publicação no Diário Oficial da União (DOU).
Jeferson ficou conhecido depois que criou, em 2010, um perfil satírico da então presidente Dilma Rousseff (PT) nas redes sociais. O perfil alcançou seu auge de popularidade em 2013, quando passou a defender a governante nas redes. Dilma chegou a receber Jeferson no Palácio do Planalto, quando fez um evento para responder a questionamentos de usuários do Twitter.
Em 2016, ano em que Dilma acabaria sofrendo um processo de impeachment, ambos
“Dilma não precisa do meu apoio no governo dela, nem o meu e nem do apoio de ninguém que votou nela. Afinal, para ela só importa o apoio do PMDB e de parte do empresariado para que ela se mantenha lá onde está. Trocou o governo pelo cargo. Não é o governo que eu e mais de 54 milhões de brasileiros elegemos”, escreveu.
‘Dilma Bolada’ citado na Lava Jato
Jeferson Monteiro ainda teve o nome citado em uma delação premiada no âmbito das investigações da Operação Lava Jato. O publicitário foi citado, em 2017, por Mônica Moura, esposa do marqueteiro João Santana, que disse que ele recebeu R$ 200 mil durante a campanha eleitoral de 2014.
Jeferson sempre negou as acusações e disse que atuava de maneira independente.