O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e sua esposa, a primeira-dama Janja, se mudam, oficialmente, nesta segunda-feira (6), para o Palácio da Alvorada.
Lula tomou posse há 37 dias e ainda não havia se mudado para a residência oficial por conta do estado de deterioração de móveis e cômodos do Palácio, ocupado por Jair Bolsonaro e Michelle até o dia 31 de dezembro.
A informação foi confirmada pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República.
A mudança foi viabilizada após a aquisição de novo mobiliário para os dormitórios. Uma reportagem da TV Globo veiculada em janeiro mostrou algumas áreas do Palácio da Alvorada com uma série de problemas, como infiltração, tapeçaria rasgada e móveis sujos e danificados.
Em 31 de janeiro, o presidente desabafou sobre o fato de ainda estar vivendo em um hotel em Brasília.
“Eu nem deveria estar falando aqui, deveria estar falando do microfone dos movimentos sociais, para reivindicar do companheiro Rui Costa (ministro da Casa Civil) a casa para o presidente da República morar. Eu ainda não estou morando em uma casa, estou morando num hotel. Sou um sem casa, sem palácio, vocês precisam ajudar a reivindicar o meu direito de morar. Já faz mais de 45 dias que estou no hotel. Sou eu, Janja e duas cachorras, à espera de liberar o Palácio do Alvorada, porque o cidadão que morava lá não tinha nenhuma disposição de cuidar daquilo, nem cama a gente encontrou dentro do Palácio, no quarto presidencial”, afirmou Lula na ocasião.