Ouvindo...

Advogado que participou de invasão em Brasília pode responder a processo na OAB

Ministério Público condenou atitude do profissional, que atua na cidade de Monte Azul, no Norte de Minas

OAB pode analisar caso de advogado que participou de invasão em Brasília

Um advogado que participou dos atos golpistas e criminosos em Brasília no dia 8 de janeiro, poderá responder a um processo disciplinar junto à Ordem dos Advogados do Brasil em Minas Gerais (OAB-MG). O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) protocolou uma representação contra o advogado, que atua na cidade de Monte Azul, no Norte do estado.

A Promotoria de Justiça da Comarca de Monte Azul diz ter recebido diversos vídeos, feitos pelo próprio advogado, que confirmam a participação dele nos atos golpistas na capital federal. O procedimento aberto pelo MPMG está sob sigilo e o nome do profissional, que é filiado ao PL, partido do ex-presidente Jair Bolsonaro, não foi divulgado.

Em um dos videos que teria sido compartilhado pelo advogado, ele aparece invadindo um prédio público e dizendo que as instituições foram tomadas e que haveria guerra. Em outro registro, ele pede intervenção militar para apoiar os golpistas.

“Vale ressaltar, o alto grau de reprovabilidade da conduta do representado em razão da profissão que ocupa, que deve zelar pela preservação das instituições democráticas, além de ocupar cargo de direção em agremiação partidária municipal”, afirma o promotor de Justiça Gabriel Carvalho Marambaia na representação apresentada contra o advogado.

O caso pode ser analisado pelo Tribunal de Ética e Disciplina da OAB-MG.

A Rádio de Minas. Tudo sobre o futebol mineiro, política, economia e informações de todo o Estado. A Itatiaia dá notícia de tudo.