O deputado federal Evair Vieira Melo (PP-ES) entrou com um pedido de criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar o que chamou de “omissão” do ministro de Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino (PSB), durante os atos de violência praticados por apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no último domingo (8), em Brasília.
O parlamentar disse ter ficado “indignado” com as ações de Dino, que teria ficado sabendo da possibilidade da realização dos ataques com antecedência.
“Apesar de ter ciência prévia e privilegiada sobre o que poderia ocorrer no último domingo (08), em Brasília, assistiu ‘de camarote’ os atos de violência e destruição, sem nada fazer”, afirmou em uma rede social.
O pedido precisa da assinatura de 171 deputados federais para que possa ser protocolada junto à Mesa Diretora da Câmara.
O deputado citou uma reportagem da Folha de S. Paulo, que mostrou que a Agência Brasileira de Inteligência (Abin) apontou, uma semana antes, uma série de alertas de que ocorreriam manifestações “com volume e violência”.
“Dessa forma, é imperioso afirmar que o Ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, sabia que as manifestações aconteceriam mas nada fez para impedir a entrada de manifestantes na Esplanada dos Ministérios e tampouco determinou ou verificou se haveria aparato policial suficiente para conter os manifestantes”, afirmou.