Ouvindo...

Deputado pede CPI para investigar Flávio Dino por invasões em Brasília

Evair Vieira Melo acusa ministro da Justiça de ‘omissão’ por não ter seguido alerta da Abin sobre atos violentos na capital federal

Apoiadores de Bolsonaro invadiram e destruíram prédios públicos na praça dos Três Poderes

O deputado federal Evair Vieira Melo (PP-ES) entrou com um pedido de criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar o que chamou de “omissão” do ministro de Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino (PSB), durante os atos de violência praticados por apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no último domingo (8), em Brasília.

O parlamentar disse ter ficado “indignado” com as ações de Dino, que teria ficado sabendo da possibilidade da realização dos ataques com antecedência.

“Apesar de ter ciência prévia e privilegiada sobre o que poderia ocorrer no último domingo (08), em Brasília, assistiu ‘de camarote’ os atos de violência e destruição, sem nada fazer”, afirmou em uma rede social.

O pedido precisa da assinatura de 171 deputados federais para que possa ser protocolada junto à Mesa Diretora da Câmara.

O deputado citou uma reportagem da Folha de S. Paulo, que mostrou que a Agência Brasileira de Inteligência (Abin) apontou, uma semana antes, uma série de alertas de que ocorreriam manifestações “com volume e violência”.

“Dessa forma, é imperioso afirmar que o Ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, sabia que as manifestações aconteceriam mas nada fez para impedir a entrada de manifestantes na Esplanada dos Ministérios e tampouco determinou ou verificou se haveria aparato policial suficiente para conter os manifestantes”, afirmou.

Editor de política. Foi repórter no jornal O Tempo e no Portal R7 e atuou no Governo de Minas. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), tem MBA em Jornalismo de Dados pelo IDP.