Cerca de um mês após as eleições, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) indicou na manhã de sexta-feira (9)
Em pronunciamento antes de confirmar os nomes, o petista declarou que deverá indicar mais ministros após a cerimônia de diplomação, que acontecerá na próxima segunda-feira (12) no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Cinco primeiros ministros de Lula (PT):
Saiba quem é Fernando Haddad
Ex-prefeito de São Paulo pelo PT e candidato derrotado por Jair Bolsonaro nas urnas em 2018, Fernando Haddad assumirá o Ministério da Fazenda de Lula. Professor de ciência política da Universidade de São Paulo (USP), foi ministro da Educação de 2005 a 2012 nos governos Lula (PT) e Dilma Rousseff (PT). Nas últimas eleições, Haddad concorreu ao Governo de São Paulo, mas foi derrotado por Tarcísio de Freitas (Republicanos), candidato de Bolsonaro e ex-ministro da Infraestrutura.
Saiba quem é Rui Costa
Filiado ao PT e governador da Bahia prestes a encerrar o segundo mandato no estado, Rui Costa será ministro-chefe da Casa Civil. Economista pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), se elegeu para o governo da Bahia em 2014 e foi reeleito em primeiro turno quatro anos depois. Costa participou da fundação do Partido dos Trabalhadores (PT) na Bahia com o ex-governador do estado Jaques Wagner.
Saiba quem é Flávio Dino
Ex-governador do Maranhão e senador eleito, Flávio Dino (PSD) será o ministro da Justiça do Governo Lula (PT). Ele assumiu a coordenação do grupo técnico de Justiça e Segurança Pública durante a transição. Formado em Direito pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e mestre pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Dino foi juiz federal entre 1994 e 2006. Em seguida, seguiu carreira política e exerceu o cargo de deputado federal entre 2007 e 2011. Foi ainda presidente da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur) no governo da ex-presidente Dilma Rousseff (2011-2014).
Saiba quem é José Múcio
O ex-presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), José Múcio, assumirá o Ministério da Defesa. Ele será o primeiro civil à frente da pasta desde 2018, quando Michel Temer (MDB) escolheu um general do Exército para liderar a estrutura do ministério integrado pelas Forças Armadas. Ex-deputado por Pernambuco, Múcio foi ministro da Secretaria de Relações Institucionais no governo de Lula entre 2006 e 2010.
Saiba quem é Mauro Vieira
O presidente eleito Lula (PT) escolheu Mauro Vieira para as Relações Internacionais. Embaixador do Brasil na Argentina entre 2004 e 2010 e nos Estados Unidos entre 2010 e 2015, Vieira assumiu o Itamaraty durante o segundo governo da presidente Dilma Rousseff (PT) entre 2015 e 2016, mas deixou o cargo após o impeachment dela. Atualmente, ele chefia a embaixada brasileira na Croácia.