Candidatos à Presidência do Brasil se manifestaram, por meio de publicações em redes sociais, sobre a morte da Rainha Elizabeth II, nesta quinta-feira (8). O falecimento foi confirmado pela Coroa britânica às 14h30.
O presidente
Pelo Twitter, Bolsonaro lamentou a morte e disse que ela não foi apenas a Rainha dos britânicos, “mas uma rainha para todos nós”.
"É com grande pesar e comoção que o Brasil recebe a notícia do falecimento de Sua Majestade a Rainha Elizabeth II, uma mulher extraordinária e singular, cujo exemplo de liderança, de humildade e de amor à pátria seguirá inspirando a nós e ao mundo inteiro até o fim dos tempos”, publicou na rede social.
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) publicou fotos ao lado da Rainha e disse que ela testemunhou e participou dos grandes eventos históricos que marcaram o mundo nos últimos 80 anos e que marcou era como chefe do Estado.
“Em nosso governo, o Reino Unido e o Brasil tiveram excelentes relações diplomáticas, políticas e comerciais, marcadas pela visita de Estado em que ela nos recebeu, em 2006. Gravo na memória nosso encontro na reunião do G-20 em Londres, em 2009", recordou Lula. “Minhas condolências à família e a todos que admiravam a Rainha Elizabeth II no Reino Unido e ao redor do mundo”, completou o ex-presidente.
O ex-governador do Ceará, Ciro Gomes (PDT) disse que a morte de Elizabeth II fecha um ciclo na monarquia britânica e que “se abrem as portas da história para uma mulher que foi um símbolo de superação, sacrifício pessoal e devotamento à causa de uma nação”, afirmou. “Que ela descanse, merecidamente, em paz”, completou Ciro.
A senadora Simone Tebet (MDB) disse que Elizabeth II é “exemplo de liderança feminina” e que serviu como ponto de equilíbrio para o Reino Unido.
“Sua vida, seus atos, sua trajetória servem como modelo num mundo em que valores como estes têm sido cada vez mais aviltados, como vem acontecendo, infelizmente, em nosso país”, disse Simone. “Em suas próprias palavras: ‘Foram as mulheres que inspiraram gentileza e cuidado no duro progresso da humanidade’, citou a candidata à Presidência.
O candidato Felipe D’Avila, do Partido Novo republicou uma mensagem da própria legenda, que contou a história de Elizabeth II em um fio no Twitter.
A candidata Soraya Thronicke (União Brasil) usou as palavras “coragem e determinação” para definir a Rainha. “O mundo perde uma grande mulher, que soube conduzir com equilíbrio e bom senso as decisões da realeza britânica, respeitando os valores humanos e institucionais”, afirmou.