A semana foi marcada por duras críticas e dúvidas sobre o trabalho da ONU, durante a Assembleia Geral da própria entidade, em Nova York, nos Estados Unidos.
Em seu discurso, o presidente norte-americano, Donald Trump, afirmou que a ONU é responsável por “criar novos problemas”, como a imigração “descontrolada” no mundo.
Trump acusou a organização de apoiar a entrada de imigrantes ilegais nos Estados Unidos. Segundo ele, somente no ano passado, a ONU financiou 370 milhões de dólares em assistência financeira para apoiar cerca de 600 mil migrantes viajando aos Estados Unidos.
O presidente também disse que encerrou sete guerras sem a ajuda da entidade.
Já o presidente Lula disse que a autoridade da ONU está em xeque, porque, nas palavras dele, estamos assistindo à consolidação de uma desordem internacional, marcada por seguidas concessões à política do poder.
Organização das Nações Unidas (ONU)
A Organização das Nações Unidas completa, em outubro, 80 anos de atuação. Ela foi criada em 1945, no fim da 2ª Guerra Mundial.
Os grandes objetivos dela são promover a paz, a prosperidade e os direitos humanos, e apoiar os países no combate à pobreza, à fome e às doenças, além de apoiar as pessoas necessitadas em tempos de conflito e desastre.
Durante a Assembleia Geral da ONU, também foi tratada a questão do tarifaço imposto pelos Estados Unidos a vários países. Ficou acertado que deve haver uma conversa, na próxima semana, entre o presidente Donald Trump e o presidente Lula.
Para debater os atuais e futuros desdobramentos da relação entre os países, a atuação da ONU e o comércio internacional, o Palavra Aberta recebe o doutor em Relações Internacionais, professor do Departamento de Relações Internacionais da PUC Minas, Vinícius Tavares.
O podcast
O podcast Palavra Aberta vai ao ar todos os sábados, às 8h30, na Rádio Itatiaia. Você também pode ouvir os episódios anteriores nas plataformas de áudio, e no Youtube da Rádio de Minas.