Um urso polar raro foi morto pela polícia durante uma aparição incomum em uma vila na Islândia, informaram as autoridades na última sexta-feira (20).
O animal era considerado uma ameaça para as autoridades. Ele foi morto após a polícia consultar a Agência Ambiental, que se recusou a realocar o urso, informou o chefe de polícia de Westfjords, Helgi Jensson, à Associated Press.
“Não é algo que gostamos de fazer. Neste caso, como você pode ver na foto, o urso estava muito perto de uma casa de veraneio. Havia uma idosa lá", disse o chefe.
- Tamara Klink, 1ª mulher a fazer travessia do Ártico sozinha, conta como foi a expedição
- Tubarão do Ártico que vive 400 anos e come ursos polares aparece na América Central e intriga cientistas
- Urso usa piscina de casa na Califórnia para fugir do calor
A idosa se trancou no andar de cima da casa enquanto o urso vasculhava o lixo e acionou a polícia. Ursos polares não são nativos da Islândia e aparecem ocasionalmente na costa.
Embora ataques de ursos polares a humanos sejam raros, a perda de gelo marinho causada pelo aquecimento global poderia levar mais ursos à costa, colocando-os em maior risco de conflitos.
O corpo do urso, que pesava entre 150 a 200 kg, será doado para estudo. A área onde ele foi encontrado foi vistoriada e não havia mais nenhum urso polar.