Um burro que estava desaparecido desde 2019 foi encontrado neste ano liderando um grupo de veados em uma área selvagem da Califórnia. Ele havia sumido após se assustar com uma
onça-parda na fazenda onde morava com os tutores.
Mas, afinal, esse tipo de comportamento é normal?
Segundo a médica veterinária Ana Laura Barros, responsável técnica do Centro Médico Veterinário da Faculdade Una de Itabira, no Leste de Minas, casos como esse são raros, mas não impossíveis. O
burro pode ter conseguido a liderança ao duelar com outros machos do grupo.
“A liderança é algo muito complexo de se afirmar somente pela imagem, principalmente porque os veados têm uma vida social gregária (é segregado em grupos que vão modificando de confirmação com o decorrer do tempo, sendo principalmente segregados pelo sexo). Caso o burro esteja nessa posição, ele pode ter ganhado uma luta corporal com outros machos e, portanto, lidera um grupo de machos”
Ana Laura Barros, médica veterinária e responsável técnica do Centro Médico Veterinário da Faculdade Una de Itabira, no Leste de Minas
Em todo o mundo
animal, é comum ver diferentes espécies vivendo em harmonia. Isso ocorre porque eles só reagem se forem ameaçados. Caso contrário, eles vivem bem, relatou a médica.
“Caso estejam com sua alimentação e seu habitat seguros e controlados (e obviamente, excluindo os casos onde uma espécie se alimenta da outra, na cadeia alimentar em si), eles não são uma ameaça para nenhum indivíduo”, afirmou.
Os antigos tutores do animal, Terrie e Dave Drewry, suspeitam que ele tenha
matado uma onça-parda e coiotes antes de ser tornar o líder do grupo. De acordo com a médica veterinária, é pouco provável de que isso tenha feito ele se tornar líder do grupo. “A ideia dele ter conquistado por matar o leão também é pouco provável, pois não é um critério comum para liderança nessa espécie”, disse.
Existe algum risco para o burro e para os veados?
O risco desse tipo de ação é de doenças para os
animais selvagens. Se o animal domesticado pegar uma doença de humanos e de áreas urbanas, pode prejudicar os animais selvagens.
Participe dos canais da Itatiaia: