Com quase 10 milhões de óbitos por ano, o câncer é considerada a segunda doença que mais mata no mundo todo, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). O que muita gente não sabe é que os humanos não são os únicos seres que podem ser acometidos pelos tumores. Animais, incluindo aqueles de estimação, também podem ser diagnosticados com câncer.
Guilherme Costa, professor do Curso de Medicina Veterinária do Centro Universitário Una, explica que o termo ‘câncer’ define doenças de caráter maligno que tem como característica a multiplicação desordenada de células dos mais diversos tipos de tecidos e órgãos. Ou seja, qualquer tipo de ser vivo pode ter a doença.
Segundo o professor, a medicina veterinária evoluiu muito nas últimas décadas. Com isso, foram desenvolvidas várias técnicas e tratamentos contra o câncer em animais, que podem passar por quimioterapia, radioterapia, eletroquimioterapia, cirurgia para remoção tumoral, imunoterapia, entre outros. A chave é o diagnóstico preciso e o mais precoce possível.
Como evitar e como cuidar do bichinho caso seja diagnosticado?
A maioria das práticas utilizadas para prevenir o
A castração também pode ser uma forma de evitar câncer, principalmente nas fêmeas, que podem desenvolver tumores na região das mamas. Por fim, é essencial que seu animal de estimação seja acompanhado por um profissional qualificado, tendo cuidados e medidas específicas para ele. “O oncologista veterinário é o mais indicado a realizar essa função”, finalizou.