Devido à visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva a Mariana, marcada para quinta-feira (12), haverá alterações no trânsito e no funcionamento do comércio no Centro Histórico da cidade.
As medidas seguem protocolos de segurança do governo federal e foram comunicadas pela Prefeitura de Mariana.
O acesso à Praça da Sé será bloqueado das 20h desta quarta-feira (11) até as 13h de quinta-feira (12), após o encerramento dos compromissos presidenciais.
O fechamento abrangerá também o estacionamento e o tráfego nas ruas Frei Durão, Padre Gonçalves Lopes e Direita.
A visita coincide com o Dia dos Namorados, uma das datas com maior volume de vendas no comércio, atrás apenas do período do Carnaval. A coincidência gerou insatisfação entre comerciantes, que afirmam não ter recebido comunicação prévia suficiente e apontam prejuízos com a suspensão do funcionamento das lojas no horário comercial.
Em entrevista à Rádio Itatiaia Ouro Preto, Helielcio Vieira, executivo da Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Mariana (ACIAM/CDL), informou que representantes do comércio tentaram negociar flexibilizações, mas não obtiveram sucesso.
“Entendemos que a visita do presidente é positiva e pode trazer recursos para o município. No entanto, o comércio não foi avisado com antecedência. As lojas não poderão abrir, o que resultará em perdas nas vendas”.