Ouvindo...

Ouro Preto recebe Sextas Abertas com oficina sobre Palestina

Oficina sobre conflitos mundiais e solidariedade ao povo palestino integra programação cultural

Reprodução

O projeto Sextas Abertas, promovido pela Fundação de Arte de Ouro Preto (FAOP), realiza uma edição com programação gratuita no Núcleo de Arte & Ofícios da FAOP e na Praça Antônio Dias. O evento ocorre no dia 12 de setembro e reúne oficinas, apresentações cênico-musicais, exibição de filme, shows e feira de arte, artesanato e gastronomia.

Entre as atividades, está a oficina “Conflitos Mundiais, Arte e Política: Criação e Produção de Cartazes”, conduzida por Gabriel Souza, aluno do Programa de Formação em Arte da FAOP, em parceria com o Comitê Mineiro de Solidariedade ao Povo Palestino e o coletivo Lithium.Arts. A oficina propõe reflexão sobre conflitos globais e solidariedade ao povo palestino, com técnicas de pintura, estêncil, colagem e caligrafia.

A programação da manhã do Sextas Abertas inclui oficina de hip-hop com o grupo Conexão Zulu, dançaterapia com Thaiz Cantasini e maquiagem artística e cultura drag com Vitor Mourão/Vitória Monroe.

À tarde, além da oficina sobre Palestina, há oficinas de culinária com o chef Ricardo Ribeiro e vivência artística inspirada em Lygia Clark com Dani Bargas. A segunda parte da oficina de maquiagem drag também ocorre à tarde.

Na Praça Antônio Dias, a partir das 16h, ocorre feira de arte, artesanato e gastronomia, seguida da exibição do documentário “Entre Nós”, do Grupo WebCINETV, às 17h30.

Às 18h30, há espetáculo cênico-musical da Trupe Sons do Brasil, às 19h30 show da banda Groove de Vinil e, às 21h30, apresentação do Projeto Soma, de música e cultura hip-hop.

O projeto Sextas Abertas é patrocinado pela Cemig, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, com idealização e co-realização da FAOP, apoio do Instituto Território Criativo e realização da IRENI, Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais e Governo de Minas Gerais.

Leia também

Antônia Veloso tem 25 anos, é ouro-pretana e estudante de jornalismo na Universidade Federal de Ouro Preto. Se interessa por diversas temáticas, como jornalismo cultural, jornalismo político e jornalismo econômico.