Chegaram ao fim, nesta terça-feira (8), as comemorações oficiais pelos 314 anos de elevação de Ouro Preto à categoria de cidade. A data histórica, marcada pela criação da então Vila Rica em 1711 como capital da Capitania de Minas Gerais, foi celebrada com uma série de eventos organizados pela Prefeitura Municipal.
A última apresentação foi a da cantora Vanessa da Mata, que reuniu moradores e visitantes na Praça da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), encerrando a programação musical gratuita preparada para o feriado municipal.
Na segunda-feira (7), a banda Capital Inicial também se apresentou na Praça da UFOP. No domingo (6), foi a vez do grupo Turma do Pagode. A abertura das celebrações ocorreu no sábado (5), com show de Carlinhos Brown e da Orquestra Ouro Preto, marcando o início da agenda cultural e musical do aniversário da cidade.
As atividades promovidas pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo incluíram ainda ações educativas, intervenções artísticas, eventos religiosos e atividades em outras regiões da cidade e nos distritos.
Com o encerramento da programação especial do aniversário, Ouro Preto dá continuidade ao calendário do Festival de Inverno, que se estenderá até o fim do mês. A agenda do festival contempla apresentações artísticas, espetáculos teatrais, exposições e ações culturais descentralizadas, integrando diferentes comunidades e espaços do município.