Prefeitura divulga programação do Carnaval 2026 em Mariana

Festa ocorre entre 12 e 17 de fevereiro em diferentes regiões da cidade

A Prefeitura de Mariana divulgou a programação do Carnaval 2026, que será realizado entre os dias 12 e 17 de fevereiro. As atividades estão distribuídas em praças, ruas e outros espaços públicos do município, com apresentações musicais, blocos tradicionais, ações voltadas ao público infantil e eventos culturais. O tema definido para este ano é “O mar de gente tem um gigante à frente”, em referência aos 180 anos do Zé Pereira da Chácara.

A abertura da programação ocorre na quinta-feira, 12 de fevereiro, na Praça dos Ferroviários. A partir das 19h, estão previstas apresentações do Grupo Flash Boys, Lahen, Grupo de Dança Na Pegada e Yasmin Melo. A atividade marca o início oficial do Carnaval no município.

Na sexta-feira, 13 de fevereiro, a programação segue na Praça Gomes Freire. A partir das 19h, estão previstos DJ Gilvanzinho e o desfile do Zé Pereira da Chácara com a Charanga Oi’ Tô Tonto, que sai da Escola Estadual Dom Benevides em direção à praça. A abertura oficial do Carnaval está marcada para as 20h, seguida por apresentações do Grupo Sorriso e dos Candongueiros.

No sábado, 14 de fevereiro, as atividades começam durante a tarde. Na Praça Gomes Freire, o público acompanha Trio Chinelado, Zé Pereira Mirim e Charanga Gaveteiros. O Baile Charme reúne DJs, seguido por apresentações de Silvia Gomes, Grupo Resenha e Incrível Banda Show. Na Praça Tancredo Neves, estão previstas apresentações de Alan Pavarote, Nathália Nunes e Banda, Deu Samba e Negão do Piseiro.

O domingo, 15 de fevereiro, inclui programação infantil, apresentações de samba e novos desfiles do Zé Pereira da Chácara. A Praça Gomes Freire recebe atividades recreativas, além de Samba do Tódy, João Fernandes, Samba dos Primos, 6 do Samba, Doce Trapaça e Banda Abahdá. Na Praça Tancredo Neves, se apresentam grupos de dança, DJs e artistas locais.

Na segunda-feira, 16 de fevereiro, a programação segue com atividades infantis, shows e desfiles de blocos. A Praça Gomes Freire recebe Osquindô Folia, Bruno Martins e Banda, Erika Curtiss, Marcelo Oliveira e Banda e Trem Barão. Na Praça Tancredo Neves, estão previstos Grupo de Dança Na Pegada, DJ Dinho, Só Pagode, Banda Lutz e Richeli Silva e Banda. Também estão programados o Bloco dos Farrapos, o Cortejo Circo Volante e o desfile do Zé Pereira da Chácara.

O encerramento ocorre na terça-feira, 17 de fevereiro. A Praça Gomes Freire recebe atividades infantis, além de apresentações de Tony Primo e Banda, Sabor do Samba, Vilodum, Paulo Rafael, Sambião e ProfiSamba. Na Praça Tancredo Neves, se apresentam DJ Gael, DJ Djahpa, Banda Abalô e Jeito Moleque. Também estão previstos os desfiles do Bloconêco e do Zé Pereira da Chácara.

A programação é gratuita e aberta ao público, com ações distribuídas ao longo de seis dias em diferentes regiões da cidade.

Leia também

Matheus Renovato, natural de Belo Horizonte, é repórter multimídia da Itatiaia Ouro Preto, onde está desde 2023. Graduado em Jornalismo pela Universidade Federal de Ouro Preto, possui experiência prévia na Rádio UFOP. Seu interesse profissional concentra-se especialmente nas áreas de jornalismo político, cultural e esportivo.

Ouvindo...