Ouvindo...

Museu da Inconfidência será reaberto nesta quarta (30) após sete meses de obras

Cerimônia com autoridades está marcada para as 10h na sede do museu, na Praça Tiradentes, em Ouro Preto

Museu da Inconfidência

A reabertura do Museu da Inconfidência, em Ouro Preto, está marcada para as 10h desta quarta-feira (30), após sete meses de interdição para a realização de reformas e adequações estruturais. A cerimônia contará com a presença do Procurador-Geral de Justiça de Minas Gerais, Paulo de Tarso Morais Filho, do prefeito Angelo Oswaldo e do diretor do museu, Alex Calheiros. O evento será realizado no prédio histórico localizado na Praça Tiradentes, no Centro da cidade.

Fechado desde janeiro deste ano, o museu passou por uma série de intervenções para atender exigências legais de segurança e conservação. Foram executados projetos de prevenção contra incêndio e pânico, revisão das instalações elétricas, pintura das alvenarias e limpeza das cantarias.

A obra de reforma foi necessária para que o museu obtenha o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB), documento que certifica a adequação do edifício às normas de segurança. A pintura e limpeza das cantarias não eram realizadas há cerca de uma década, e inspeções constataram desgaste, desprendimentos no reboco e acúmulo de sujeira.

Com a conclusão dos trabalhos, o museu está preparado para retomar as atividades em sua sede principal, considerada um dos marcos da preservação da memória da Inconfidência Mineira e do patrimônio cultural brasileiro.

Leia também

Matheus Renovato, natural de Belo Horizonte, é repórter multimídia da Itatiaia Ouro Preto, onde está desde 2023. Graduado em Jornalismo pela Universidade Federal de Ouro Preto, possui experiência prévia na Rádio UFOP. Seu interesse profissional concentra-se especialmente nas áreas de jornalismo político, cultural e esportivo.