A reabertura do Museu da Inconfidência, em Ouro Preto, está marcada para as 10h desta quarta-feira (30), após sete meses de interdição para a realização de reformas e adequações estruturais. A cerimônia contará com a presença do Procurador-Geral de Justiça de Minas Gerais, Paulo de Tarso Morais Filho, do prefeito Angelo Oswaldo e do diretor do museu, Alex Calheiros. O evento será realizado no prédio histórico localizado na Praça Tiradentes, no Centro da cidade.
Fechado desde janeiro deste ano, o museu passou por uma série de intervenções para atender exigências legais de segurança e conservação. Foram executados projetos de prevenção contra incêndio e pânico, revisão das instalações elétricas, pintura das alvenarias e limpeza das cantarias.
A obra de reforma foi necessária para que o museu obtenha o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB), documento que certifica a adequação do edifício às normas de segurança. A pintura e limpeza das cantarias não eram realizadas há cerca de uma década, e inspeções constataram desgaste, desprendimentos no reboco e acúmulo de sujeira.
Com a conclusão dos trabalhos, o museu está preparado para retomar as atividades em sua sede principal, considerada um dos marcos da preservação da memória da Inconfidência Mineira e do patrimônio cultural brasileiro.