Ouvindo...

Festival de Inverno de Ouro Preto recebe intervenções urbanas criadas em oficina artística

Intervenções integram oficinas do Festival de Inverno e propõem diálogo entre arte, espaço urbano e percepção coletiva

Duas intervenções urbanas foram desenvolvidas durante oficinas conduzidas pelo artista Rodrigo Câmara no Festival de Inverno de Ouro Preto. As ações propuseram reflexões sobre a relação entre o espaço urbano e os modos de percepção dos frequentadores da cidade.

A primeira intervenção foi realizada no Chafariz dos Contos. No local, foi instalada uma escultura de um grande olho que derrama lágrimas de vidro. A obra dialoga com a inscrição em latim esculpida na pedra do Itacolomi: “IS QUAE POTATU COLE GENS PLENO ORE SENATUM SECURI UT SITIS NAM FACIT ILLE SITIS”, cuja tradução sugere uma crítica à relação entre cede e poder político. A instalação buscou destacar o valor simbólico da cede como expressão de desejo, escassez e controle.

A segunda intervenção ocorreu no adro da Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos. Utilizando fios coloridos e objetos urbanos, os participantes da oficina criaram uma composição visual que propõe novos olhares sobre os espaços cotidianos. A obra instiga a reflexão sobre como os moradores e visitantes interagem com a cidade: se observam o entorno ou apenas transitam por ele.

As duas ações foram desenvolvidas por Rodrigo Câmara em parceria com artistas convidados e participantes da oficina. A proposta integrou a programação do festival e teve como foco a experimentação coletiva, a arte pública e a ocupação crítica de espaços históricos.

Além de Rodrigo Câmara, participaram da criação os artistas @cantodoaltoouropreto, @flasouzalves_, @uai.lucas, @damiannaguedes e @msonella.art.

Laura Gorino é graduanda em Jornalismo na UFOP e atua como Assistente de Comunicação na rádio Itatiaia Ouro Preto. Ela trabalha na cobertura de pautas de diversos nichos, com um interesse especial em jornalismo cultural.