Ouvindo...

Festival Teatro em Movimento apresenta espetáculo com Jonas Bloch em Mariana

Espetáculo inspirado na obra de Manoel de Barros será encenado no Cineteatro Mariana no dia 30 de julho, dentro da programação do Festival de Inverno

O Festival Teatro em Movimento levará a Mariana o espetáculo “Delírio”, monólogo interpretado por Jonas Bloch e inspirado na obra do poeta Manoel de Barros. A apresentação será realizada no Cineteatro Mariana, na quarta-feira, 30 de julho de 2025, às 20h, com entrada gratuita por ordem de chegada.

O espetáculo reúne textos de Manoel de Barros selecionados pelo ator, que também assina a criação do cenário. A cenografia foi elaborada por Bloch com referências à obra de Arthur Bispo do Rosário, utilizando objetos, texturas e desenhos para compor o ambiente visual do monólogo. A proposta é apresentar trechos da obra do poeta em um formato cênico, abordando temas como natureza, memórias, cotidiano e linguagem.

Com mais de 60 anos de carreira, Jonas Bloch interpreta os textos do poeta em uma montagem individual que combina literatura e artes visuais. A dramaturgia foi construída a partir de fragmentos da obra do autor, alinhavados em um roteiro único para o espetáculo.

“Apresentando o meu espetáculo Delírio, com textos de Manoel de Barros. Será no Cine Teatro, no dia 30, às 20 horas. A entrada é grátis, mas por ordem de chegada. É um espetáculo que faz parte do Festival de Inverno de Mariana e faz parte também da 24ª edição do Teatro em Movimento, patrocinado pelo Instituto Cultural Vale e pela Lei Rouanet. É um espetáculo variado, com música, humor, canções, lendas, enfim, um retrato da obra de Manoel de Barros que é interessantíssima. Não perca, dia 30 de julho, às 20h, no Cine Teatro. Até lá!”, convida Jonas Bloch.

Manoel de Barros recebeu diversos prêmios, incluindo o Jabuti, e teve sua obra traduzida e reconhecida por escritores como Jorge La Rossa, que a descreveu como “inexplicável como o milagre”, e Carlos Drummond de Andrade, que o definiu como “o maior poeta vivo”.

O evento integra a programação do Festival de Inverno de Mariana e conta com o patrocínio do Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Rouanet do Ministério da Cultura, e apoio da Prefeitura de Mariana. A realização é da Rubim Produções, responsável pelo projeto Teatro em Movimento, coordenado por Tatyana Rubim.

Criado há 24 anos, o Teatro em Movimento tem como objetivo ampliar o acesso a produções cênicas e estimular a circulação de espetáculos por diversas cidades. O projeto contabiliza mais de 800 apresentações em 15 cidades, reunindo cerca de 860 artistas e público superior a 400 mil pessoas. Desde 2020, também desenvolve atividades digitais por meio da plataforma TeatroEmMov Digital, voltada à integração entre teatro, dança, audiovisual e games.

Mais informações podem ser acessadas nas redes sociais do Teatro em Movimento, pelo perfil @teatroemmovimento.

Leia também

Laura Gorino é graduanda em Jornalismo na UFOP e atua como Assistente de Comunicação na rádio Itatiaia Ouro Preto. Ela trabalha na cobertura de pautas de diversos nichos, com um interesse especial em jornalismo cultural.