Uma denúncia feita por Elizama Souza, moradora da região e cadeirante, tem repercutido nas redes sociais após um episódio de dificuldade de embarque em um ônibus da linha Cartuxa, em Mariana, no último domingo (28), por volta das 15h. O caso aconteceu após evento dedicado à exposição de carros antigos no centro histórico da cidade.
Segundo Elisama, o motorista parou o ônibus em um local inadequado para cadeirantes e, mesmo após localizar a chave para o acionamento da rampa de acesso, teria se recusado a recuar o veículo até o ponto correto para que ela pudesse embarcar com segurança.
“Ele pediu para que eu fosse até lá, porém, como eu disse, o local não é adequado para cadeirantes. Ele negou o meu pedido e o da minha amiga para voltar um pouco e permitir o embarque no lugar correto. Que esse caso seja compartilhado para que não volte a acontecer com outras pessoas com deficiência”, disse.
Em tom de apelo, ela solicitou que o caso fosse compartilhado para que não volte a acontecer com outras pessoas com deficiência.
Em resposta à denúncia, a empresa responsável pela operação da linha informou que a situação foi discutida internamente com o motorista e compartilhou a versão do condutor sobre o ocorrido. Segundo ele:
“Parei mais abaixo do ponto, na parte plana, para embarcá-la, porém naquele momento não achei a chave no elevador, voltei para dentro do ônibus e a encontrei. Chamei a pessoa para embarcar, mas ela disse que estava muito apertado para ela passar para acessar a rampa e ela não quis vir até o ônibus, que ficou estacionado poucos metros abaixo do ponto, num local menos íngreme”
O caso reacende o debate sobre acessibilidade e respeito aos direitos das pessoas com deficiência, especialmente no transporte coletivo.