Ouvindo...

Jubileu da Lapa completa 303 anos com programação religiosa e cultural em Antônio Pereira

Festa reconhecida como patrimônio imaterial de Ouro Preto será realizada de 31 de julho a 15 de agosto com missas, romarias, homenagens e procissões

O distrito de Antônio Pereira, em Ouro Preto, sedia, a partir desta quinta-feira (31), a 25ª edição do Jubileu em Honra a Nossa Senhora da Conceição da Lapa. O evento religioso, que alcança 303 anos de tradição, foi recentemente reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial do município. A abertura ocorrerá no Adro da Igreja Queimada, com exibição de documentário, assinatura do decreto de tombamento e entrega da Honraria de Reconhecimento Religioso pela Câmara Municipal.

A programação oficial do jubileu será realizada entre os dias 31 de julho e 15 de agosto, no Santuário Mariano Arquidiocesano. As atividades incluem celebrações eucarísticas, orações do terço, carreata com imagem da padroeira, procissões e romarias. Também haverá participação de paróquias e escolas convidadas, além de homenagens religiosas. A organização é da Paróquia do Sagrado Coração de Jesus, com apoio da Prefeitura de Ouro Preto e da Arquidiocese de Mariana.

A abertura das celebrações conta com presença de autoridades religiosas e civis. Participaram da reunião de organização representantes da Secretaria de Cultura e Turismo de Ouro Preto, Câmara Municipal, comunidade religiosa local, empresas parceiras e lideranças do distrito. A cerimônia marcará também o início das comemorações pelos 35 anos de ordenação do pároco local, Padre Marcelo Moreira Santiago.

Entre os destaques da programação estão as celebrações diárias na gruta do Santuário, com participação de comunidades, escolas e grupos musicais. No dia 15 de agosto, dia da padroeira, a programação terá início às 6h30 e incluirá missa solene com o arcebispo de Mariana, Dom Airton José dos Santos, além de procissões e celebrações de encerramento.

Segundo a organização, a Paróquia e o Conselho Comunitário de Pastoral não se responsabilizam por queimadas ou fogos de artifício durante o evento. A programação conta com estrutura de acolhimento a romeiros e apoio de instituições como Polícia Militar, Defesa Civil, CRAS, Vale, Samarco e demais órgãos públicos.

As homenagens deste ano incluem Dom Airton José dos Santos, pelos 40 anos de sacerdócio, e Padre Marcelo Moreira Santiago, pelos 35 anos de ordenação. Também será lembrado o legado do Servo de Deus Dom Luciano Mendes de Almeida, responsável por conceder à Festa da Lapa o título de jubileu.

Leia também

Matheus Renovato, natural de Belo Horizonte, é repórter multimídia da Itatiaia Ouro Preto, onde está desde 2023. Graduado em Jornalismo pela Universidade Federal de Ouro Preto, possui experiência prévia na Rádio UFOP. Seu interesse profissional concentra-se especialmente nas áreas de jornalismo político, cultural e esportivo.