Nos dias 15 e 16 de agosto, a Praça da Estação, em Itabirito, será palco da 23ª edição do Festival Tudo é Jazz. Em 2025, o evento homenageia Ella Fitzgerald e Dolores Duran, com curadoria do pianista Gustavo Figueiredo e direção geral de Rud Carvalho, da New View Entretenimento e Comunicação.
A programação na cidade inclui apresentações de Xênia, George Paiva, Happy Feet Big Band e das artistas Silvia Neiva e Camila Leonel, selecionadas pelo edital de novos artistas do festival. Os shows são gratuitos.
Criado em Ouro Preto, o Festival Tudo é Jazz passou a se
realizar também em Belo Horizonte e em municípios do interior de Minas Gerais a partir de 2022. Desde a primeira edição, já reuniu mais de 1.700 músicos em teatros, praças, cortejos, workshops e apresentações de pequeno porte, promovendo encontros de artistas de diferentes nacionalidades e estilos.
A edição deste ano conta ainda com a exposição “Ella & Dolores”, instalada na Praça da Estação durante os dois dias do evento. Com direção criativa de Ronaldo Fraga e fotografias de Rodrigo Januário, o trabalho imagina encontros entre as homenageadas em diferentes cenários. A cenografia é de Clarissa Neves e Paulo Waisberg.
O festival é viabilizado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, com realização do Ministério da Cultura, Governo de Minas Gerais, New View Entretenimento e Comunicação e ALCE – Associação Livre de Cultura e Esporte. Tem apresentação da Gerdau, patrocínio da Vivo e apoio da Prefeitura de Itabirito.
Após Itabirito, o evento será realizado em Congonhas (23 e 24 de agosto), Ouro Branco (13 e 14 de setembro) e Grão Mogol (19 e 20 de setembro).