Ouvindo...

Iphan discute patrimônio e reparação em eventos do Mês da Consciência Negra

Programação de novembro inclui ações em três estados do Sudeste

Festejos em honra ao Congado

Com o tema “Patrimônio e Reparação”, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) realiza, ao longo de novembro, uma série de atividades em celebração ao Mês da Consciência Negra na Região Sudeste, com ações nos estados de Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais. A programação faz parte da segunda edição do ciclo de eventos idealizado pelo Comitê Permanente para Preservação do Patrimônio Cultural de Matriz Africana (Copmaf), que busca valorizar o patrimônio cultural afro-brasileiro e promover o debate sobre memória, reparação e justiça social.

Celebrado em 20 de novembro, o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra inspira as ações do Iphan, que destacam o protagonismo de artistas, mestres e comunidades tradicionais na preservação do patrimônio de matriz africana e na construção de uma identidade plural e diversa.

Em Minas Gerais, o destaque da programação é o Novembro Negro Tiradentes 2025, que celebra a memória e a presença negra no conjunto histórico tombado da cidade, reconhecido como um dos mais importantes patrimônios coloniais do país. A iniciativa, que acontece em 20 de novembro, reunirá exposições, rodas congadeiras, performances artísticas e batalhas de rima, reforçando a resistência e vitalidade das tradições afro-brasileiras em Minas Gerais.

A programação completa do Mês da Consciência Negra 2025 na Região Sudeste pode ser consultada no site do Iphan.

Leia também

Laura Gorino é graduanda em Jornalismo na UFOP e atua como Assistente de Comunicação na rádio Itatiaia Ouro Preto. Ela trabalha na cobertura de pautas de diversos nichos, com um interesse especial em jornalismo cultural.