Ouvindo...

Sebrae leva orientação personalizada a empreendedores da Região dos Inconfidentes

Programa Sebrae na Sua Empresa oferece atendimento gratuito e diagnóstico digital para impulsionar negócios locais

Micro e pequenos negócios da região dos Inconfidentes estão recebendo uma atenção especial do Sebrae Minas. Por meio do programa Sebrae na Sua Empresa, agentes de orientação têm visitado gratuitamente estabelecimentos de microempreendedores individuais (MEI) e micro e pequenas empresas (MPE) para auxiliar na gestão e impulsionar os resultados dos negócios locais. A iniciativa também contempla o Alto Paraopeba e outras regiões do estado.

Um dos destaques desta edição é o Índice de Maturidade Digital, uma ferramenta que realiza uma avaliação imediata do nível de digitalização das empresas. A partir desse diagnóstico, o empreendedor recebe por e-mail recomendações personalizadas, incluindo cursos, plataformas, ferramentas e até um Calendário de Vendas com Inteligência Artificial (IA), desenvolvido pelo próprio Sebrae para aprimorar o planejamento comercial dos negócios.

De acordo com o analista do Sebrae Minas, Luís Paulo Nascimento, a proposta do programa é entender de perto a realidade de cada estabelecimento e oferecer soluções sob medida:

Esse acompanhamento personalizado torna o atendimento mais eficiente e gera resultados concretos na gestão e no crescimento dos negócios. O programa permite entender de perto os desafios de cada empreendedor, oferecendo orientações assertivas”, destaca.

O atendimento ocorre presencialmente e sem a necessidade de agendamento prévio. Caso algum empresário queira solicitar a visita de um agente, o contato pode ser feito diretamente na unidade do Sebrae em Conselheiro Lafaiete, pelo telefone (31) 3379-9696.

O programa completou 15 anos de atuação em Minas Gerais e segue firme no propósito de fortalecer o desenvolvimento econômico dos pequenos negócios mineiros. Apenas entre maio e o início de setembro de 2025, mais de 50 mil empresas em 290 municípios já foram atendidas. A meta do Sebrae é chegar a 100 mil atendimentos até dezembro — um número que deve ampliar ainda mais o impacto da iniciativa nas áreas dos Inconfidentes, Alto Paraopeba e demais regiões de Minas.

Para garantir a segurança dos empreendedores, todos os agentes estão devidamente identificados, com uniforme, crachá e materiais oficiais. O Sebrae reforça que o atendimento é totalmente gratuito e nenhuma cobrança é realizada durante ou após as visitas.

Leia também

Bruna Truocchio
Bruna Truocchio
Bruna Truocchio é repórter da Rádio Itatiaia Ouro Preto e apresentadora do jornal local. Formada em Jornalismo pela Universidade Estácio de Sá, tem pós-graduações em Filosofia e Marketing Digital.