O Viaduto Engenheiro Eduardo Gomes Moretzsohn, localizado no quilômetro 50 da BR-356, em Itabirito, voltou a ser motivo de preocupação entre usuários e autoridades. O local apresenta novas trincas dos dois lados da pista e buracos sobre a estrutura, o que reacende o alerta para o risco à segurança de quem passa pela via.
O viaduto já tinha sido destaque em dezembro de 2024, quando uma rachadura provocada por fortes chuvas levou à interdição parcial para vistorias do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). Na ocasião, o órgão realizou reparos paliativos.
Além das trincas na estrutura, um problema adicional tem chamado a atenção: o corrimão da passarela próxima ao viaduto está danificado.
Moradores que utilizam o trecho para fazer caminhada ou mesmo para ir para casa ficam expostos ao risco de queda e acidentes.
A denúncia foi reforçada pelo ex-vereador de Itabirito Ricardo Oliveira:
“Já fizemos um pedido anterior ao DNIT, mas foi feito apenas um paliativo e as trincas voltaram a aparecer. O corrimão da passarela também está danificado e oferece risco aos pedestres. Estamos unindo forças com autoridades locais e estaduais para cobrar soluções definitivas para a segurança na BR-356.”
A BR-356 é rota essencial entre Ouro Preto, Mariana, Itabirito e Belo Horizonte, e registra tráfego intenso de veículos pesados — o que agrava o desgaste das estruturas.
A reivindicação de lideranças locais e moradores é de que sejam feitos novos laudos técnicos, com reparos definitivos que garantam a segurança de motoristas e pedestres.
A reportagem da Itatiaia entrou em contato com o DNIT para esclarecimentos, mas até a última atualização desta matéria, o órgão não havia se manifestado.