A distribuição de um chamado “kit república” a estudantes de Ouro Preto motivou manifestação pública de repúdio da Escola de Farmácia da Universidade Federal de Ouro Preto. O posicionamento ocorreu após a circulação de imagens que mostram a entrega de kits contendo medicamentos e suplementos a moradores de repúblicas estudantis, prática atribuída a uma farmácia de manipulação recém-inaugurada no município, identificada como Biomagistral.
De acordo com as imagens divulgadas nas redes sociais, os kits continham tadalafila em duas dosagens, cápsulas associadas à prevenção de ressaca, produtos com alegações de estímulo à libido feminina, além de suplementos e outros itens. O material vinha acompanhado de uma carta de apresentação da farmácia, na qual a empresa se apresentava aos estudantes e informava sobre seus serviços.
Em nota oficial, a Escola de Farmácia da UFOP afirma que a prática configura incentivo ao uso irracional de medicamentos e expõe estudantes a riscos à saúde. O texto destaca que a tadalafila é um medicamento indicado para tratamento da disfunção erétil e que seu uso exige avaliação médica, especialmente devido a possíveis efeitos cardiovasculares, com maior risco quando associada ao consumo de álcool.
A nota também aponta que a distribuição de produtos com apelo à libido e à ressaca pode estimular a automedicação e criar uma falsa percepção de segurança em relação ao uso de fármacos. A Escola reforça que medicamentos não devem ser tratados como brindes e que sua dispensação deve ocorrer em estabelecimentos licenciados, sob supervisão de profissional farmacêutico, conforme normas sanitárias e éticas vigentes.
O posicionamento cita regulamentações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária e do Conselho Federal de Farmácia, que vedam a distribuição de medicamentos ao público leigo fora de ambientes autorizados e proíbem ações promocionais que induzam ao consumo de medicamentos sujeitos à prescrição. A Escola de Farmácia afirma ainda que a prática desvaloriza a atuação profissional farmacêutica e compromete a segurança da comunidade acadêmica.
Após a repercussão do caso, a página da unidade da Biomagistral em Ouro Preto nas redes sociais foi retirada do ar. Até o momento, não há canais públicos ativos da unidade para contato ou esclarecimentos.
A Rádio Itatiaia entrou em contato com a farmácia Biomagistral para solicitar posicionamento sobre a distribuição dos kits e aguarda resposta.