Um cavalo caiu entre uma encosta e o muro de uma casa no bairro Morro da Queimada, em Ouro Preto, no final da manhã desta sexta-feira (19). O animal não conseguia se levantar e precisou ser resgatado pelo Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais.
Segundo o Corpo de Bombeiros, a equipe retirou o cavalo da posição em que estava e solicitou apoio do Instituto Habitat e de um médico veterinário. O presidente do instituto, Tiago Lage, explicou que a equipe veterinária deu orientações iniciais até a chegada dos profissionais e destacou a necessidade de avaliar a condição do animal:
“Recebemos a informação do Corpo de Bombeiros, pedindo apoio. O animal teria caído entre uma encosta e o muro de uma casa, ficando de pernas para cima. O Corpo de Bombeiros retirou o cavalo dessa posição, mas ele não conseguiu se levantar. A equipe veterinária deu algumas orientações, como hidratação, já que o animal estava há muito tempo sem água e comida. A condição em que ele se encontrava pode gerar complicações, e por isso precisamos avaliar melhor com exames.”
O cavalo foi estabilizado e passará por avaliação veterinária para identificar a gravidade da queda e possíveis complicações.
Segundo relatos da ONG AOPA, casos de cavalos em situação de maus-tratos têm ocorrido em outras áreas de Ouro Preto, como no bairro Novo Horizonte, no Jardim Alvorada e em lotes próximos à UFOP. A ONG afirma que os animais permanecem em locais sem água, alimento adequado ou acompanhamento veterinário.
A entidade destaca que, atualmente, não há políticas públicas específicas para proteção de animais de grande porte no município.