O atendimento na UBS do bairro Piedade, em Ouro Preto, foi suspenso na manhã desta segunda-feira (20) devido a ameaças recebidas pela unidade.
Segundo relatos obtidos pela Itatiaia, um homem ligou para a UBS do bairro Padre Faria e também para a UBS do bairro Piedade se identificando inicialmente como policial e solicitando falar com a médica. Durante a ligação, afirmou não ser da polícia, mas do tráfico, e mencionou estar envolvido em uma fuga relacionada a um roubo, com pessoas feridas.
O homem ofereceu pagamento à médica e à enfermeira pelo cumprimento de instruções, sugerindo que o valor fosse transferido por PIX e fazendo ameaças de morte caso não fossem atendidas. A ligação terminou sem prosseguir.
A situação gerou insegurança entre os profissionais. Parte da equipe da UBS Piedade relatou não se sentir em condições de trabalhar, e o atendimento foi interrompido no período da tarde. Na UBS do Padre Faria, o atendimento seguiu normalmente.
A Secretaria de Saúde de Ouro Preto informou à Itatiaia que, na UBS Piedade, o atendimento foi suspenso porque há mais profissionais mulheres na unidade, ao contrário da UBS do Padre Faria. A Guarda Civil Municipal e a Polícia Militar atuam no caso. Em breve, o secretário de Segurança e Trânsito do município, Moisés Santos, deve lançar uma nota oficial sobre a ocorrência.