Ouro Preto receberá, entre os dias 11 e 13 de junho, o seminário “180 anos da chegada da fotografia em Minas Gerais”. O evento será realizado em conjunto com a VII Semana de História da UFVJM (Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri) e promovido pelo curso de História da instituição.
A programação também se estenderá à cidade de Diamantina, que receberá atividades entre os dias 6 a 10 de junho. A iniciativa conta com apoio da Fapemig e parcerias com a Prefeitura de Diamantina, Teatro Santa Izabel, Lapidário das Artes, UFOP, Universidade Federal de Juiz de Fora, Arquivo Público de Ouro Preto e Museu Boulieu.
O seminário reunirá professores, pesquisadores, fotógrafos e especialistas em história da arte e da fotografia. A programação inclui palestras, oficinas, minicursos, exposições e mesas-redondas que propõem refletir sobre as práticas fotográficas e seus vínculos sociais e políticos — com ênfase no século XIX em Minas Gerais.
A participação é gratuita e aberta ao público. As inscrições devem ser feitas com antecedência e serão aceitas até 30 minutos antes do início das atividades.
O Coordenador do projeto, Rogério Arruda explica que o evento busca valorizar e preservar a memória fotográfica mineira, além de incentivar novas pesquisas e abordagens sobre a história do estado.
Entre os destaques da programação em Ouro Preto estão três mesas-redondas no Museu Boulieu, uma oficina de conservação de material fotográfico na Casa Gonzaga e uma projeção de imagens do fotógrafo Dimas Guedes, que será exibida no adro da Igreja de Santa Efigênia.
As inscrições podem ser realizadas no site:
Laira Ferreira