O projeto de concessão rodoviária do Lote 7, que abrange trechos entre Ouro Preto e Mariana, tem sido alvo de intensos debates entre lideranças políticas e a população local.
Após a reunião oficial que determinou a municipalização em Belo Horizonte, foi realizada uma audiência, em Cachoeira do Campo, distrito de Ouro Preto, em que o ex-prefeito de Mariana, Duarte Júnior, manifestou suas preocupações sobre o impacto das obras e a cobrança de pedágios na BR-356.
Duarte Júnior destacou a importância do projeto, que prevê a duplicação da via e a criação de uma terceira faixa. Porém, segundo ele, o Estado de Minas Gerais estar destinando R$2 bilhões de recursos provenientes da tragédia de Mariana para a realização da obra, enquanto o Governo Federal, que recebeu aproximadamente R$49 bilhões, não investe em melhoras para rodovia é motivo de vergonha e indignação:
“As rodovias de Minas estão nas mesmas condições da década de 1980, e o tráfego intenso de caminhões é causado pelas mineradoras. Elas devem pagar mais para reduzir o valor do pedágio, não os caminhoneiros. Vou continuar lutando para que as cidades atingidas não arcarmos com essa tarifa, e os deputados precisam cobrar ações do Governo Federal,” disse.
Já o deputado estadual Leleco Pimentel, que também estava presente, neste evento e na reunião oficial para tratar o assunto na capital mineira, defende a retirada da BR-356 do pacote de concessão estadual, argumentando que o governo federal já possui projetos para intervenções na rodovia, priorizando a segurança viária e ouvindo a população local.
Ele solicitou ainda um estudo técnico para avaliar a viabilidade dessa retirada, especialmente no trecho entre Nova Lima e Mariana:
“Estamos comunicando aos municípios da Região dos Inconfidentes e tratando com o ministro para integrar a rodovia, garantindo segurança e duplicação. Apostamos que o governo Lula fará as intervenções, ao contrário de Zema, que faz propaganda e impõe pedágios ao nosso povo. Isso não aceitamos,” disse.
Duarte Júnior deu sua opinião sobre o ponto levantado pelo Deputado:
“Sou totalmente favorável à duplicação e à terceira faixa. Os deputados contrários a essas melhorias vão causar um grande prejuízo para a nossa região. O Governo Federal tem condições de aportar os recursos necessários e garantir que as vítimas da tragédia não paguem pelo pedágio, que atualmente é de R$ 5,60,” disse.
A concessão da BR-356 tem gerado grande repercussão entre moradores e autoridades, que temem que a implementação de pedágios prejudique a mobilidade da população e encareça o transporte na região.
A expectativa agora gira em torno da resposta do Ministério dos Transportes ao pedido apresentado e dos desdobramentos do projeto de duplicação da rodovia.