Ouvindo...

Semana do Aleijadinho em Ouro Preto celebra legado cultural e artístico de Antônio Francisco Lisboa

Evento destaca a vida e obra de Aleijadinho, com lançamento de livro que revela novos dados sobre o artista e homenagens à sua contribuição para a arte brasileira

Igreja de São Francisco de Assis

A Semana do Aleijadinho, evento criado em 1977 em Ouro Preto, celebra quase meio século de atividades culturais que destacam a vida e obra do escultor e arquiteto Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho.

A programação, que envolve diversos eventos culturais e educativos, tem como foco a história de Ouro Preto e a contribuição artística do patrono da arte no Brasil.

O evento teve início graças à colaboração entre o então secretário de Cultura e Turismo e o pároco da Igreja Matriz de Antônio Dias, Dom Francisco Barroso, em parceria com a prefeitura de Ouro Preto e o Museu Aleijadinho.

Este ano, um dos destaques é o lançamento do livro do procurador de justiça Marcos Paulo de Sousa Miranda, que revela dados inéditos sobre a biografia do artista. Durante pesquisa na Paróquia de Antônio Dias, o autor encontrou documentos que sugerem o ano de nascimento de Aleijadinho como 1737, corrigindo o registro tradicional de 1738.

Confira a programação:

Quinta-feira - 14 de novembro de 2024

10h - Visita guiada com estudantes da rede escolar de Ouro Preto no circuito Museu Aleijadinho;

14h - Visita guiado na Mina de Ouro do Bijoca, conduzida pelo historiador André Castanheira (vagas limitadas e necessitam de inscrição prévia);

19h - Santa Missa no Santuário Matriz Nossa Senhora Conceição;

20h - Palestra proferida pelo Promotor de Justiça de Minas Gerais, Dr. Marcos Paulo de Souza Miranda, logo após, lançamento de seu livro intitulado: “Aleijadinho Revelado”, no Santuário Matriz Nossa Senhora da Conceição.

Sexta-feira - 15 de novembro de 2024

14 às 18 - 2ª edição da “Tarde Cultural na rua Bernardo Vasconcelos” (bairro Antônio Dias), evento cultural que objetiva a integração entre artistas, turistas e a comunidade oferecendo uma programação diversificada, com a participação do músico Tuca Costa, interpretando clássicos da música brasileira e rua de lazer, com brinquedos para as crianças. Além disso, teremos a participação de artistas locais, oficina de desenho orientada por André Perdigão e exposição artística promovida pela Escola de Ofícios de Mariana.

19h - Santa Missa na Igreja Nossa Senhora das Mercês e Perdões

Sábado - 16 de novembro de 2024

15h - Intervenção artística na Igreja São Francisco de Assis, pintura ao vivo do artista plástico Fernando Pacheco, acompanhada de apresentação musical;

19h30 - Santa Missa na Igreja São Francisco de Assis.

Domingo - 17 de novembro de 2024

10h - Cerimônia de aposição de coroa de flores no túmulo de Aleijadinho e entrega da 47ª Medalha do Aleijadinho, no Santuário Matriz Nossa Senhora da Conceição.

Segunda-feira - 18 de novembro de 2024 - Aniversário de falecimento do artista

12h - Toque de sinos em homenagem ao mestre do Barroco;

19h - Santa Missa Solene de Requiem, em celebração aos 210 anos da morte de Antônio Francisco Lisboa - o Aleijadinho, no Santuário Matriz Nossa Senhora da Conceição;

Celebração presidida por Dom Edmar José da Silva, DD. Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte, com a participação de colaboradores e funcionários do Museu Aleijadinho.

Musica: Coro e Orquestra Dom Oscar de Oliveira.

A Semana do Aleijadinho segue até 18 de novembro, data em que se recorda o falecimento do artista em 1814, com eventos que envolvem a comunidade e visitantes em homenagens ao legado de Aleijadinho.

Leia também


Participe dos canais da Itatiaia:

Laura Gorino é graduanda em Jornalismo na UFOP e atua como Assistente de Comunicação na rádio Itatiaia Ouro Preto. Ela trabalha na cobertura de pautas de diversos nichos, com um interesse especial em jornalismo cultural.