Gorete Milagres, conhecida por sua personagem Filomena (ou Filó), estará presente em Ouro Preto com o espetáculo “Filomena - 30 anos de peleja”. O show revisita a história da personagem icônica que marcou as décadas de 1990 e 2000 com seu bordão "Ô, coitado!”. A apresentação acontecerá na Casa da Ópera, como parte do Festival de Popularização do Teatro de Ouro Preto, em sua terceira edição. Além de Filomena, o evento contará com a participação de Nerso da Capitinga, interpretado pelo ator Pedro Bismarck, e Santinhas do Pau Oco, da Cia Corpo de Prova. As datas do evento são 24, 25 e 26 de maio, e todas as apresentações serão acessíveis à comunidade surda, contando com interpretação em Libras.
No espetáculo “Filomena - 30 anos de peleja”, a personagem compartilha sua jornada desde sua origem na roça de Pau Grande até suas experiências em Belo Horizonte e São Paulo. Com autenticidade, Filó revela as diversas facetas de sua vida, passando por empregos como diarista, microempresária e governanta. O show apresenta as batalhas que enfrentou ao longo do tempo, mantendo sempre o bom humor característico. Além disso, aborda a realidade das empregadas domésticas no Brasil, destacando as lutas por direitos que enfrentam, refletindo as dinâmicas sociais do país.
A empregada doméstica caipira que sai do interior de Minas Gerais para tentar a vida na cidade grande apareceu na TV pela primeira vez no humorístico “A praça é nossa” (SBT/Alterosa). Ganhou programa próprio – “Ô, coitado” (também no SBT) – e participou dos humorísticos “SBT Palace Hotel”, “Show do Tom” (Record) e “Dedé e o Comando Maluco” (SBT). Filó nasceu do universo caipira mineiro, mas cria identificação com o público de todas as regiões do país. Neste espetáculo comemorativo, Filó, que já foi empregada, diarista, microempresária, governanta, assume que não conseguiu se aposentar e está ali no Teatro para fazer o seu stand-up! Verdade, afinal estamos numa era onde todo mundo vira artista!