Um novo tipo de bicho-pau descoberto recentemente nas florestas tropicais do norte de Queensland se tornou o maior inseto da Austrália.
O inseto pesa 44 gramas, pouco mais do que uma bola de golfe, e foi encontrado por uma equipe de pesquisadores da Universidade James Cook.
Ele mede 40cm de comprimento e foi chamado de Acrophylla alta. O inseto, segundo os pesquisadores, ficou desconhecido por muito tempo provavelmente devido ao seu habitat natural ser de difícil acesso.
Nova espécie de marsupial é descoberta por brasileiros na Amazônia Cientistas descobrem três novas espécies de rã Mudança do clima facilita o aumento da população de ratos urbanos; entenda
“Existem insetos-pau maiores por aí [na região], mas eles têm corpos relativamente leves [...] Pelo que sabemos até agora, este é o inseto mais pesado da Austrália”, disse Angus Emmott, líder da pesquisa.
“Ele se restringe a uma pequena área de floresta tropical de alta altitude e vive no alto do dossel. Então, a menos que um ciclone ou um pássaro o derrube, pouquíssimas pessoas conseguem vê-lo”, disse.
Os ovos dos insetos foram essenciais para identificá-los como nova espécie, já que não há dois ovos iguais. Um par de insetos está em uma coleção no Museu de Queensland, em Brisbane.
Veja o vídeo:
Vídeo: nova espécie de bicho-pau gigante é encontrada na Austrália
— Itatiaia (@itatiaia) August 1, 2025
🎥Professor Angus Emmott via Storyful pic.twitter.com/8EJTDWa0P2