Ouvindo...

Vídeo: Foguete da SpaceX tem ‘anomalia grave’ e explode durante decolagem

Starship, o maior foguete do mundo, coleciona fracassos durante os testes da empresa do bilionário Elon Musk; incidente aconteceu durante o 10° teste de voo

Explosão foi registrada por câmeras de segurança

Um foguete da SpaceX explodiu, na noite dessa quarta-feira (18), enquanto se preparava para decolar da base espacial “SpaceX Starbase”, no estado do Texas, nos Estados Unidos. A empresa de Elon Musk faria o décimo teste de voo com o equipamento, quando o incidente aconteceu, por volta das 23h do horário local - 1h da manhã desta quinta-feira (19), no horário de Brasília.

A explosão foi registrada por câmeras de segurança. As imagens mostram uma enorme bola de fogo ao redor do foguete, além de muita fumaça. Segundo a empresa, não houve feridos.

Leia também

O Starship, de 123 metros, é o maior e mais potente foguete do mundo, mas coleciona uma sucessão de fracassos durantes os testes. No X (antigo Twitter), a SpaceX confirmou o acidente e disse que ele foi causado por uma “anomalia grave”.

“Na quarta-feira, 18 de junho, aproximadamente às 23h (horário local), o Starship, que se preparava para o décimo teste de voo, sofreu uma anomalia grave enquanto estava em uma plataforma de testes na Starbase. Uma área de segurança ao redor do local foi mantida durante toda a operação e todo o pessoal está seguro e contabilizado. Nossa equipe da Starbase está trabalhando ativamente para proteger o local do teste e a área ao redor, em conjunto com as autoridades locais. Não há riscos para os moradores das comunidades vizinhas, e pedimos que as pessoas não tentem se aproximar da área enquanto as operações de segurança continuam”.

Elon Musk se manifestou apenas ao compartilhar uma publicação de um meme, onde um boneco aparece chorando pela explosão do foguete. “RIP Ship 36", escreveu. Em tradução livre: “Descanse em paz, nave 36".

Quarto fracasso do ano

Esse foi o quarto lançamento da empresa que fracassou em 2025. Em janeiro, a SpaceX perdeu o contato com a nave espacial lançada para a órbita e o foguete precisou ser destruído antes de pousar. O incidente impactou voos comerciais, que tiveram as rotas alteradas.

Em março, a mesma coisa aconteceu. A empresa perdeu contato com a nave apenas 10 minutos após o lançamento e os destroços do equipamento foram vistos no céu das Bahamas, no Caribe. Cerca de 240 voos comerciais foram prejudicados devido ao acidente. Já em maio, a SpaceX perdeu o contato com a cápsula na descida da nave.

Tanto no lançamento de janeiro, quanto no de março, os foguetes explodiram no ar. Além disso, quatro dos oito voos de teste anteriores do Starship terminaram em explosões, deliberadas ou não.

Fernanda Rodrigues é repórter da Itatiaia. Graduada em Jornalismo e Relações Internacionais, cobre principalmente Brasil e Mundo.