Um
O caso, divulgado no Journal of Surgical Case Reports - veículo internacional de acesso aberto, revisado por pares, que considera técnicas cirúrgicas originais, relatos de caso ou séries de casos que expandam o campo da cirurgia - no dia 31 de maio, surpreendeu, pois o paciente não apresentava dor no peito, dificuldade para respirar, tosse ou febre e seus sinais vitais estavam normais.
Durante as investigações, o homem lembrou que, há quase dez anos, se envolveu em uma briga, sofrendo cortes no rosto, costas, tórax e abdômen. Ele recebeu os pontos necessários na ocasião, mas não fez exames de imagem, pois não havia suspeita de que algum objeto tivesse permanecido em seu corpo.
Cirurgia e recuperação
O exame recente revelou que uma lâmina estava presa no lado direito do tórax, próxima à escápula. Apesar do tamanho, a faca não atingiu órgãos vitais. Os médicos explicaram que o acúmulo de pus foi causado pela presença do objeto estranho e pelo tecido danificado ao redor.
O homem passou por cirurgia para a retirada da faca e drenagem do pus. Ficou um dia na UTI e mais dez dias internado para observação. A recuperação foi boa, e ele não teve complicações após a cirurgia.