Ouvindo...

Trump se reunirá com Xi Jinping na Coreia do Sul na próxima quinta (30)

O republicano deve embarcar na sexta-feira (24) para uma viagem pela Ásia, que também incluirá paradas na Malásia e no Japão

As tensões comerciais entre os EUA e a China, as duas maiores economias do mundo, persistem

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, vai se reunir com o presidente chinês, Xi Jinping, na Coreia do Sul, na próxima quinta-feira (30), anunciou a Casa Branca nesta quinta-feira (23). O republicano deve embarcar na sexta-feira (24) para uma viagem pela Ásia, que também incluirá paradas na Malásia e no Japão.

“Na manhã de quinta-feira, horário local, o presidente Trump participará de uma reunião bilateral com o presidente Xi Jinping, da República Popular da China”, disse a secretária de imprensa da Casa Branca, Karoline Leavitt, a repórteres.

Na terça-feira (21), Trump havia dito que esperava ter uma reunião “muito bem-sucedida” com o mandatário chinês. Na próxima semana, ele participa de uma reunião de cúpula do fórum da Cooperação Econômica Ásia-Pacífico (APEC), onde também deve se reunir com o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva.

“Vou me encontrar com o presidente Xi em duas semanas, na Coreia do Sul. Vamos nos encontrar na Coreia do Sul. Vamos conversar sobre muitas coisas. Eles querem discutir o fato de estarem pagando uma tarifa de 157%; é um pouco mais alto do que eles imaginavam”, disse o republicano na ocasião.

As tensões comerciais entre os EUA e a China, as duas maiores economias do mundo, persistem. A reunião acontece em um momento decisivo, já que a trégua comercial entre Washington e Pequim expira em 10 de novembro.

(Sob supervisão de Lucas Borges)

Leia também

Rebeca Nicholls é estagiária do digital da Itatiaia com foco nas editorias de Cidades, Brasil e Mundo. É estudante de jornalismo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH). Tem passagem pelo Laboratório de Comunicação e Audiovisual do UniBH (CACAU), pela Federação de Agricultura e Pecuária de Minas Gerais (Faemg) e pelo jornal Estado de Minas