O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta quinta-feira (27) que quer suspender a entrada de imigrantes de “países de terceiro mundo” nos Estados Unidos. A afirmação ocorreu um dia após um cidadão afegão ter sido acusado de atirar contra dois membros da Guarda Nacional em Washington.
“Vou suspender permanentemente a migração de todos os países do terceiro mundo para permitir que o sistema dos Estados Unidos se recupere totalmente”, escreveu Trump nas redes sociais.
O norte-americano ameaçou também revogar milhões de vistos concedidos durante o governo anterior, o de Joe Biden, e expulsar “qualquer pessoa que não seja um ativo para os Estados Unidos”.
Outro guarda, identificado como
O ataque
Dois membros da Guarda Nacional foram baleados nesta quarta-feira (26), em Washington, perto da Casa Branca, um fato que a prefeita da capital dos Estados Unidos descreveu como um “ataque a tiros direcionado”.
Trata-se do incidente mais grave envolvendo a Guarda Nacional desde que o presidente Donald Trump começou a enviar tropas às ruas de várias cidades governadas por democratas, pouco depois de iniciar o segundo mandato, em janeiro.
O suspeito de cometer os disparos foi