Trump diz que imigrantes ‘precisam mostrar que amam os EUA’ para entrar no país

Presidente norte-americano fez balanço do primeiro ano de governo do segundo mandato; republicano afirma que nenhum imigrante ilegal entrou no país nos últimos oito meses

Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, usou boa parte do discurso, nesta terça-feira (20), sobre o seu desempenho neste primeiro ano de mandato, para criticar imigrantes. Com uma forte política anti-imigração, ele afirmou que, agora, os “imigrantes precisam mostrar que amam” os EUA e que “não precisam de ajuda do serviço social.”

Na Casa Branca, Trump elogiou a atuação do Serviço de Imigração e Alfândega dos EUA (ICE, na sigla em inglês), além de acusar países latino-americanos de abrirem as prisões para que criminosos fossem aos Estados Unidos.

Antes mesmo de assumir o poder, Trump prometeu expulsar todos os imigrantes que vivem em situação irregular no país. Em uma tentativa de cumprir a promessa, ele colocou mais de 20 mil agentes do ICE nas ruas - antes dedicados a vigiar fronteiras.

Leia também:

O presidente norte-americano ainda afirmou que a política anti-imigração trouxe bons resultados aos Estados Unidos. “Ninguém entrou ilegalmente no nosso país nos últimos oito meses”, disse.

A atuação do ICE resultou em mais de 600 mil pessoas deportadas até dezembro do ano passado, além de cerca de 1 milhão de “autodeportações” volutárias, de acordo com Washington. Porém, as ações geraram revoltas no país após a morte da cidadã estadunidense, Renee Good. Ela foi alvejada por policiais do serviço de imigração dentro de seu carro.

Por vários minutos, Trump mostrava cartazes com fotos de pessoas, supostamente imigrantes ilegais, que foram presas nos últimos meses. O republicano afirmou que todos são criminosos que fazem “os nosso criminosos parecerem bebês.”

Leia também

Estudante de jornalismo pela PUC Minas, Júlia Melgaço trabalhou como repórter do caderno de Gerais no jornal Estado de Minas. Também já passou por veículos de rádio e televisão. Na Itatiaia, cobre Minas Gerais, Brasil e Mundo.

Ouvindo...