A
Em um discurso no Fórum Econômico Mundial, a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, alertou que Trump poderia acabar mergulhando as relações entre a UE e os
A fala acontece após o norte-americano ameaçar tarifar países que sejam contra a anexação dos Estados Unidos com a ilha no Ártico.
Leia também:
‘Na mira’ dos EUA: parlamentar da Groenlândia revela estratégia em caso de ataque Estados Unidos já tentaram comprar a Groenlândia antes? Entenda o caso
“As tarifas propostas são um erro, especialmente entre aliados de longa data”, disse Von der Leyen. “Entrar em uma espiral descendente só ajudará os adversários que ambos estamos determinados a manter fora do cenário estratégico. Portanto, nossa resposta será firme, unida e proporcional”, completou.
O republicano argumenta que “precisa” da ilha por motivos de segurança nacional e para evitar que a Rússia e a China controlem o território.
Oito países europeus afirmaram serem opositores ao plano expansionista dos EUA e, em resposta, enviaram militares a Groenlândia na última semana. Todos são membros da Otan, entre eles está Reino Unido, Alemanha e França.
O presidente francês,
Em meio às tensões, o Parlamento Europeu decidiu suspender o processo de ratificação do acordo comercial entre a União Europeia e os Estados Unidos, segundo confirmaram seus principais grupos políticos nesta terça.
Leia mais:
Países europeus anunciam reforço da segurança no Ártico em meio a ameaças de Trump Europa não quer ‘brigar’ pela Groenlândia, mas vai manter posição, diz UE
O ex-chefe da Otan Anders Fogh Rasmussen afirmou, em entrevista à AFP, que estas ameaças são “uma crise para a comunidade transatlântica em geral e um desafio para a ordem mundial tal como a conhecemos desde a Segunda Guerra Mundial.”
Conquista da Groenlândia
Como parte da campanha norte-americana de tomar a Groenlândia, Trump publicou uma montagem de si mesmo em que aparece colocando a bandeira dos Estados Unidos ao lado de uma placa com os dizeres: Groenlândia - Território dos Estados Unidos. Est. 2026.
Nessa segunda-feira (19), o presidente dos EUA afirmou não acreditar que os líderes europeus “ofereceriam muita resistência” ao desejo de comprar a ilha ártica. Ele ainda disse aos repórteres: “Temos que conseguir.”
Após completar um ano do segundo mandato, Trump fará um discurso em Davos, na próxima quarta-feira (21), e participará de outros eventos na quinta (22).