‘Na mira’ dos EUA: parlamentar da Groenlândia revela estratégia em caso de ataque

Kuno Fencker afirmou que os moradores da ilha estão preparados para possíveis ataques; parlamentar ainda disse que não há interesse de anexar o território com os Estados Unidos

Porto de Ilulissat, terceira maior cidade da Groenlândia

O integrante do Parlamento da Groenlândia, Kuno Fencker, afirmou que os moradores da ilha estão preparados para defender a nação contra possíveis ataques.

Fencker, que pertence ao partido centrista e pró-independência Naleraq, afirmou, em entrevista à CNN, que não há qualquer interesse na Groenlândia em ser “anexada novamente por qualquer nação.”

Leia também:

“Se alguém atacar o povo da Groenlândia, é claro que lutaremos. Aconteça o que acontecer”, reforçou o parlamentar. “Lutaremos por nossa soberania... Lutaremos pelo nosso direito de sermos ouvidos”, completou.

Em meio à tensão com os Estados Unidos, Fencker reconheceu que a ilha se encontra em uma posição militar mais frágil que o país norte-americano. Porém reiterou a posição da nação de se proteger e trabalhar em prol da soberania.

“Queremos cooperar com a Dinamarca, conforme a lei”, afirmou. “Nossa lei diz expressamente que temos que negociar com a Dinamarca em relação ao futuro da Groenlândia”, acrescentou o parlamentar.

* Com informações da CNN Brasil

Leia também

Estudante de jornalismo pela PUC Minas, Júlia Melgaço trabalhou como repórter do caderno de Gerais no jornal Estado de Minas. Também já passou por veículos de rádio e televisão. Na Itatiaia, cobre Minas Gerais, Brasil e Mundo.

Ouvindo...