Ouvindo...

Trump concede perdão a George Santos, ex-deputado filho de brasileiros

Ex-deputado havia sido condenado por falsidade ideológica para financiar sua campanha ao Congresso dos Estados Unidos

George Santos havia sido condenado a cumprir sete anos de prisão

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou a comutação da pena do ex-deputado George Santos, filho de brasileiros, nesta sexta-feira (17). Santos estava preso desde julho por fraude e falsidade ideológica, após mentir sobre sua vida pregressa e enganar doadores de campanha.

O ex-deputado havia sido condenado a sete anos em prisão federal em abril, por ter fraudado a identidade de pelo menos dez pessoas, inclusive familiares, para financiar sua eleição. “George Santos era meio que um ‘fora da lei’, mas há muitos foras da lei em nosso país que não são obrigados a cumprir sete anos de prisão”, disse Trump em uma publicação na Truth Social.

O presidente americano também determinou que Santos seja libertado da prisão “imediatamente”. “George passou longos períodos em confinamento solitário e, segundo os relatos, foi terrivelmente maltratado. Portanto, acabo de assinar uma comutação de pena. Boa sorte, George, e tenha uma ótima vida”, completou.

George Santos era considerado um dos principais nomes do partido Republicano no Congresso. Eleito em 2022, por Nova York ao conquistar redutos democratas, ele se passava por uma grande empresário do ramo imobiliário com passagem por empresas de Wall Street.

Na verdade, o deputado enfrentava dificuldades financeiras que o levaram a investigações sobre como financiou sua campanha. Em 2023, com pouco mais de um ano de mandato ele foi cassado pela Câmara dos Representantes, após ele admitir ter cometido as fraudes.

Leia também

Jornalista formado pela UFMG, Bruno Nogueira é repórter de Política, Economia e Negócios na Itatiaia. Antes, teve passagem pelas editorias de Política e Cidades do Estado de Minas, com contribuições para o caderno de literatura.