Ouvindo...

Hamas diz que vai entregar corpo de um dos reféns nesta sexta-feira (17)

Entrega de caixão deve acontecer ainda hoje; apenas 9 dos 28 corpos prometidos foram entregues a Israel

Hamas anunciou que vai entregar, nesta sexta-feira (17), o corpo de mais um refém que morreu enquanto estava sob custódia do grupo

O Hamas anunciou que vai entregar, nesta sexta-feira (17), o corpo de mais um refém que morreu enquanto estava sob custódia do grupo. De acordo com comunicado do grupo, o refém deve ser entregue às 23h no horário de Gaza (17 horas no horário de Brasília).

“No âmbito do acordo #AlAqsa_Flood_Deal para troca de prisioneiros, as Brigadas Al-Qassam entregarão o corpo de um dos prisioneiros da ocupação que foi extraído hoje na Faixa de Gaza às 23h, horário de Gaza”, anunciaram em nota.

Leia também

Segundo do exército de Israel, a Cruz Vermelha se desloca para o ponto de encontro no sul da Faixa de Gaza. No local, o corpo do refém será transferido para a entidade.

“As IDF solicitam que o público aja com sensibilidade e aguarde a identificação oficial, que será fornecida primeiramente às famílias”, afirmou o exército. “O Hamas é obrigado a cumprir o acordo e tomar as medidas necessárias para devolver todos os reféns falecidos”, finalizou.

Entrega de reféns

A troca de reféns está prevista no acordo de cessar-fogo em Gaza. O Hamas entregou 20 sequestrados na segunda-feira (13), enquanto apenas nove dos 28 corpos de reféns mortos foram recuperados até agora. Na última quarta-feira (15), o grupo islâmico disse que entregou “todos os prisioneiros vivos e quaisquer corpos que conseguiu alcançar”.

À NBC News, dois altos conselheiros dos Estados Unidos disseram que o Hamas precisará de mais tempo para recuperar os corpos dos reféns que morreram enquanto estavam sob custódia do grupo islâmico.

A dificuldade nas buscas pelos corpos foi, inclusive, uma conclusão unânime durante as negociações pelo cessar-fogo entre Hamas e Israel.

“Toda a Faixa de Gaza foi pulverizada”, disseram eles. " Em um período de cessar-fogo de 72 horas , acho que teria sido quase impossível para o Hamas se mobilizar, mesmo que soubessem que todos os 28 corpos seriam mobilizados e levados para casa”, disseram.

Rebeca Nicholls é estagiária do digital da Itatiaia com foco nas editorias de Cidades, Brasil e Mundo. É estudante de jornalismo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH). Tem passagem pelo Laboratório de Comunicação e Audiovisual do UniBH (CACAU), pela Federação de Agricultura e Pecuária de Minas Gerais (Faemg) e pelo jornal Estado de Minas