Ouvindo...

Rússia e Índia firmam “parceria estratégica” após Tarifaço de Trump

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, e o assessor de Segurança Nacional da Índia, Ajit Doval, se encontraram nesta quinta-feira (7)

Nesta fotografia distribuída pela agência estatal russa Sputnik, o presidente russo Vladimir Putin se encontra com o conselheiro de segurança nacional da Índia, Ajit Doval, em São Petersburgo, em 12 de setembro de 2024.

A Rússia e Índia firmaram uma “parceria estratégica” durante o encontro entre presidente da Rússia, Vladimir Putin, e o assessor de Segurança Nacional da Índia, Ajit Doval, em Moscou, nesta quinta-feira (7).

A parceria ocorre um dia apóso presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciar tarifas mais altas sobre as importações da Índia devido a suas compras de petróleo russo.

Na reunião de Doval com o secretário do Conselho de Segurança da Rússia, Sergei Shoigu, os países enfatizaram a importância das relações entre os países, informou a agência russa Interfax.

“Estamos comprometidos com uma cooperação ainda mais ativa para formar uma nova, mais justa e sustentável ordem mundial, garantir a supremacia do direito internacional e combater conjuntamente os desafios e ameaças modernos”, afirmou Shoigu.

Leia também

Segundo a agência, Doval disse que os países estabeleceram “agora relações muito boas, que valorizamos muito, uma parceria estratégica entre nossos países”.

Apesar da conversa, ainda não há detalhes sobre a parceria entre os dois países. Agora, Nova Déli espera por uma visita do presidente Vladimir Putin até o final do ano.

Mestrando em Comunicação Social na UFMG, é graduado em Jornalismo pela mesma Universidade. Na Itatiaia, é repórter de Cidades, Brasil e Mundo