Ouvindo...

Após EUA impor tarifas adicionais de 25%, assessor indiano se encontra com Putin na Rússia

Segundo a imprensa indiana, Ajit Doval chegou a Moscou na noite de terça-feira (5) e, de acordo com o Kremlin, se encontrou com o Putin nesta quinta-feira (7)

Nesta fotografia distribuída pela agência estatal russa Sputnik, o presidente russo Vladimir Putin se encontra com o conselheiro de segurança nacional da Índia, Ajit Doval, em São Petersburgo, em 12 de setembro de 2024.

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, e o assessor de Segurança Nacional da Índia, Ajit Doval, se encontraram nesta quinta-feira (7), após o presidente Donald Trump impor uma tarifa aos produtos indianos devido às compras de petróleo russo.

O presidente dos Estados Unidos impôs uma tarifa adicional de 25% sob os produtos indianos, que entrará em vigor daqui a três semanas, como parte de uma ação para pressionar a Rússia a deter sua ofensiva na Ucrânia.

Segundo a imprensa indiana, Ajit Doval chegou a Moscou na noite de terça-feira (5) e, de acordo com o Kremlin, se encontrou com o Putin nesta quinta-feira (7).

Vale lembrar que a Índia é o segundo maior comprador de petróleo russo, perdendo apenas para a China.

Leia também

A economia russa depende das exportações de hidrocarbonetos. As receitas dessas exportações financiam a ofensiva do país contra a Ucrânia.

Enquanto isso, os EUA são o principal parceiro comercial da Índia, já que o país exporta mercadorias de cerca de 84 bilhões de dólares para os norte-americanos.

Pouco antes, Doval também se reuniu com o secretário do Conselho de Segurança russo, Sergei Shoigu. Sua visita a Moscou coincidiu com a do enviado americano, Steve Witkoff, que se reuniu com Putin na quarta-feira.

*Com AFP

Jornalista formada pela PUC Minas. Mineira, apaixonada por esportes, música e entretenimento. Antes da Itatiaia, passou pelo portal R7, da Record.