O Ministério da Defesa da Rússia informou neste domingo (14) que o país disparou o míssil de cruzeiro hipersônico Zircon (Tsirkon) contra um alvo no Mar de Barents durante os exercícios militares Zapad.
De acordo com o órgão, o alvo foi “destruído por um impacto direto”. O teste faz parte de uma operação russa em conjunto com Belarus próximo da fronteira com a Polônia.
O disparo acontece em meio a um momento de tensão crescente com a aliança ocidental Otan dias após drones russos cruzarem o espaço aéreo polonês.
As cidades de Moscou e Minsk disseram que os exercícios são exclusivamente defensivos e que não pretendem atacar nenhum membro da Otan, embora a aliança militar liderada pelos EUA tenha anunciado uma operação “Sentinela Oriental” após a incursão de drones russos na Polônia em 9 e 10 de setembro.
Moscou informou que aeronaves antissubmarino de longo alcance do corpo de aviação mista da Frota do Norte também estavam envolvidas no exercício, incluindo tripulações de Su-34 praticaram um ataque de bombardeio contra alvos terrestres.
Vladimir Putin, presidente da Rússia, disse em 2019 que o Zircon pode voar a nove vezes a velocidade do som e atingir alvos no mar e em terra a uma distância de mais de mil km (600 milhas).
Fontes da mídia russa dizem que o míssil, conhecido como 3M22 Zircon na Rússia e SS-N-33 pela OTAN, tem um alcance de 400 km a mil km, e que sua ogiva pesa cerca de 300 kg a 400 kg.
*Com informações da CNN.